Presidente do TST destaca relevância da Justiça do Trabalho na Bahia

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, em visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) na segunda e na terça-feira (14 e 15), enfatizou a magistrados, servidores e advogados o papel relevante da Justiça do Trabalho na Bahia e o pleno funcionamento do TRT. Durante a visita, o ministro Brito Pereira também participou do lançamento da nova página inicial do site do TRT baiano.

Foram sete reuniões no total: com a Administração do Tribunal Regional (a atual e a eleita, que tomará posse em 5/11); com desembargadores e juízes; com servidores; com representantes da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5); com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Luís Carneiro; com conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia; e com representantes da Associação Baiana de Advogados Trabalhista (Abat). As reuniões ocorreram nos fóruns do TRT na capital, com a participação do ministro do TST Cláudio Brandão, da presidente do Tribunal Regional, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, e da corregedora e presidente eleita para o biênio 2019-2021, desembargadora Dalila Andrade.

Nos encontros, o presidente do TST e do CSJT declarou sua confiança na solidez da Justiça do Trabalho e na superação de adversidades. Afirmou ainda que acompanha com detalhes o que ocorre em todas as instâncias da Justiça do Trabalho.

Ele incentivou os magistrados e os servidores a investirem em produtividade, em inovação e na qualidade da prestação do serviço à população, fatores que são reconhecidos pela sociedade como marcas da Justiça do Trabalho.

PORTAL PADRÃO - Na manhã da última segunda-feira (15), o ministro Brito Pereira participou do lançamento do novo portal do TRT5-BA, que segue a padronização das páginas iniciais e da marca unificada da Justiça do Trabalho aprovada pelo CSJT, e cuja implantação foi viabilizada pelas secretarias de Comunicação (Secom) e de Tecnologia da Informação (Setic). “A adoção de uma identidade visual única fortalece a imagem da Justiça do Trabalho perante a sociedade”, afirmou o ministro. “Queremos facilitar a sua identificação e oferecer os serviços virtuais de forma organizada”.

O novo layout foi baseado em fontes acadêmicas da arquitetura da informação, pesquisa sobre os serviços mais acessados e análise dos padrões utilizados nos portais do Poder Judiciário e dos outros Poderes da União. Também foram observadas as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e os critérios de acessibilidade (Decreto 5.296/2004). No caso específico do TRT5, que já tinha um site moderno, atendendo às exigências legais, a adesão implicou apenas a mudança de posição de alguns itens.

MARCA ÚNICA - Além da padronização dos portais, a programação visual inclui a adoção de uma marca única que traduz os conceitos de abrangência nacional, através do verde e amarelo, modernidade e foco no ser humano, cuja existência é dignificada pelo trabalho. Os traços, inspirados no estilo moderno do artista brasileiro Athos Bulcão, compõem as letras iniciais da Justiça do Trabalho e representam as partes das relações trabalhistas. Juntos, os elementos formam o ser humano multidisciplinar, inspirado no Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que simboliza o equilíbrio e a proporcionalidade.

Fonte: TST - 16/10/2019 (Com edições e fotos da Secom TRT5-BA)