Primeira audiência telepresencial em Teixeira de Freitas resulta em acordo de R$ 811,4 mil

A primeira audiência telepresencial da Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas, no sul do estado, resultou num acordo no valor de R$ 811.498,21 que vai beneficiar 63 trabalhadores da Locaservice Ltda., empresa que presta serviços terceirizados para a Suzano Papel e Celulose. A ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Extremo Sul (Sinticesb) e as audiências de conciliação, ocorridas nos dias 4 e 6/5 por meio da plataforma Hangouts Meets, foram conduzidas pela juíza Carolina Guerreiro Morais Fernandes.
 
A magistrada avaliou positivamente a primeira experiência da unidade após a vigência do Ato CR TRT5 21/2020, que regulamenta as audiências telepresenciais no TRT da Bahia nesta época da pandemia da Covid-19.  “Foi um acordo histórico para a região, não apenas porque aconteceu na primeira audiência por videoconferência em Teixeira, mas também porque foi celebrado com a Suzano S/A, a qual, além de ser a maior empresa de celulose da região e do país, também responde pelo maior número de ações na unidade judiciária”, afirmou a juíza Carolina Guerreiro, acrescentando que a composição do acordo só saiu após quatro horas, 1h30 no primeiro dia e 2h30 no segundo dia de negociações.
 
O valor do acordo tem como finalidade o pagamento das verbas rescisórias dos ex-empregados, despedidos imotivadamente pela terceirizada.
 
AUDIÊNCIAS TELEPRESENCIAIS - Desde o último dia 4, por força do Ato CR TRT5 21/2020 e enquanto persistirem as medidas de distanciamento social por conta da Covid-19, as audiências nos processos que tramitam pelo sistema PJe nas varas trabalhistas da capital e do interior estão sendo retomadas no âmbito do TRT baiano na modalidade telepresencial, observadas as peculiaridades de cada jurisdição. As videoconferências estão acontecendo por meio do Google Meet, ferramenta que integra o pacote de serviços contratados pelo Tribunal. 
 
(0000412-26.2020.5.05.0531)
 
Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 8/5/2020