Projeto "Dia do Cidadão": partes têm acesso direto à Administração do TRT5

Ser um canal direto de comunicação entre a sociedade e a Administração do TRT da Bahia. Este é o objetivo do “Dia do Cidadão”, que teve mais uma edição realizada na manhã desta quinta-feira (29/11) no Gabinete da Presidência, no Fórum do Comércio. Nesta edição, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, contou com a participação da vice-presidente, Débora Machado, e da juíza auxiliar da Presidência, Doroteia Azevedo, para receber os inscritos no projeto, esclarecendo dúvidas e solucionando eventuais pendências.

Os interessados em participar das próximas edições devem se inscrever através do telefone (71) 3319-7667.

A presidente comentou que foi um dia feliz, pois ela gosta muito do contato com o jurisdicionado. “Este apoio humanizado às partes é fundamental”, afirmou. Já a vice-presidente ressaltou que é muita grata e se emociona em poder fazer parte do projeto. “Além do apoio técnico, fazemos um trabalho de escuta, a parte sai daqui com a esperança renovada”, explicou.

Luciano Gobera, cujo processo foi ajuizado há três anos, trabalhava como técnico em perfuração de solo e procurou a Justiça Trabalhista para garantir seus direitos após ter sido demitido por justa causa indevidamente. O processo já se encontra em fase de execução e, após analisarem o caso, as desembargadoras o instruíram sobre os próximos passos da ação. “Este projeto é incrível, fui muito bem atendido e tive todas minhas dúvidas esclarecidas”, afirmou Gobera.

Outra participante do projeto foi Orlando Dias dos Santos, de 83 anos. Ele, que exercia a função de marinheiro de máquina, está aposentado há 39 anos. Em 2002 procurou a Justiça para reivindicar progressão na carreira. “Procurei a administração do Tribunal para entender o meu processo, saber o que está acontecendo”, afirmou. “Não imaginei que fosse ser tratado com tanto carinho”, finalizou

O PROJETO – O “Dia do Cidadão” é promovido pela Administração do TRT5-BA, em parceria com a Ouvidoria e o Núcleo Socioambiental, como parte das diretrizes do Planejamento Estratégico do Regional, que destaca a acessibilidade e a transparência como atributos de valor para a sociedade. Nas audiências, além de tirar dúvidas sobre processos, o cidadão pode conversar sobre outros assuntos relacionados ao Tribunal.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 29/11/2018