Projeto de qualificação profissional e cidadania beneficiará 120 jovens em Salvador

Uma iniciativa pioneira da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) qualificará profissionalmente, na área teatral, 120 jovens de Salvador, em situação de vulnerabilidade social. O projeto, intitulado Aprendizes em Cena, tem como sede a Associação Fábrica Cultural - Mercado Iaô, no bairro da Ribeira, e inclui disciplinas artísticas ministradas por profissionais reconhecidos, bem como reforço escolar nas matérias de português, geografia, história, matemática e inclusão digital, além de noções de saúde, cidadania, direitos trabalhistas e prevenção a acidentes de trabalho.

O lançamento do Aprendizes em Cena aconteceu no último dia 23/5, no Mercado Iaô, e contou com a presença da superintendente da SRT, Gerta Schultz, e de representantes de instituições que apoiam o projeto, como o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5), o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, cujo programa Trilha financiará o curso de arte, foi representada na solenidade por seu titular, Davidson de Magalhães Santos. O evento contou também com a participação da cantora Margareth Menezes, que preside a ONG Mercado Iaô, e do ator Jackson Costa.

Na abertura, a superintendente Gerta Schultz destacou o empenho das auditoras do trabalho Marli Costa Pereira e Taís Arruti, que sensibilizaram empresas a participar do projeto transformador, com base na Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000). “Vi o projeto tomar forma e hoje me emociono com tanta alegria e satisfação”, disse.

Representando o TRT5, a juíza Doroteia Azevedo, auxiliar da Presidência da Corte, destacou o projeto como uma maneira de combater o trabalho infantil, alavancar a aprendizagem profissional e uma forma legal de inserir os jovens no mundo do trabalho. Já o procurador-chefe do MPT-BA, Luís Carneiro, enfatizou se tratar de um instrumento de transformação social, um caminho para o trabalho decente e uma vida mais digna.

O estudante Igor Bispo, de 21 anos, fez uma saudação aos presentes e agradeceu por poder se profissionalizar no teatro, atividade a que sempre se dedicou. “É uma oportunidade única de fazer o que a gente tanto ama, com uma renda garantida”, destacou. A representante da comunidade Itapagipana, Jamira Muniz, também agradeceu aos idealizadores do projeto e a Margareth Menezes.

 

Profissionais destacados – Entre os professores da área técnica do curso estão Celso Júnior (História do Teatro), Patrícia Leitão (Expressão Corporal), Manuela Rodrigues e Mariana Freire (Expressão Vocal), Fernanda Paquelet e João Lima (Improvisação). A coordenação ficará a cargo da Fábrica Cultural, sob direção dos atores Jackson Costa e Gordo Neto.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com informações da SRT-BA) - 28/5/2019