SAC Trabalhista: instituições parceiras fazem avaliação positiva, com possibilidade de expansão

Representantes das instituições parceiras do Tribunal no SAC Trabalhista de pé no auditório do Comércio

As instituições parceiras do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) no SAC Trabalhista, serviço que foi inaugurado no Fórum do Comércio em agosto deste ano, avaliam como bastante satisfatórios os resultados obtidos até dezembro e veem como possível a expansão da iniciativa para o interior do estado. A partir de janeiro, os parceiros terão reuniões mensais com o TRT5 para definir atuações conjuntas e multilaterais com objetivos comuns.

Essas conclusões foram obtidas em reunião ocorrida na última terça (13/12), no auditório do Comércio, com representantes das entidades, para avaliar os primeiros quatro meses de funcionamento do SAC e iniciar o planejamento das ações para 2023. Na ocasião, o TRT-5 foi representado pela Diretoria-Geral, pela Secretaria Administrativa, pela Secretaria de Coordenação Judiciária de 1º Grau e pela Coordenadoria de Atendimento ao Público.

Segundo a Coordenadoria de Atendimento ao Público, que supervisiona as operações no SAC, nos últimos quatro meses foram realizados 1.720 atendimentos nos postos que integram o serviço. A Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego (Setre), revelou que, dentre as 411 pessoas atendidas com demandas diversas, 129 foram encaminhadas para entrevista de emprego e 23 foram contratadas. A Setre ressaltou o acerto de ter o TRT-5 como parceiro na expansão da empregabilidade dos cidadãos e cidadãs.

Já a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) informou que o posto no SAC trabalhista realiza 200 atendimentos mensais, muito perto do principal posto da SRT, no bairro dos Aflitos, e que se constitui num importante polo de estreitamento dos laços da instituição com os baianos. O Serviço Nacional do Comércio (Senac) se mostrou entusiasmado com a possibilidade de, em 2023, realizar um calendário mensal de atividades, inclusive com fortalecimento da atuação conjunta dos parceiros, seja em ações educativas, seja no fomento da expansão dos serviços próprios de cada um.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), por seu turno, mostrou-se bastante interessado em realizar ações que envolvam a participação de magistrados e servidores. O objetivo é alinhar o cotidiano processual trabalhista com os reflexos na situação previdenciária do trabalhador, sugerindo o envolvimento da área de capacitação do Tribunal.

Além  dessas iniciativas, o TRT5 espera contar, em 2023, com mais duas instituições parceiras, que estão sendo convidadas a integrar o Sac Trabalhista  em Salvador, bem como estuda expandir a unidade para outros municípios do interior do estado. Para isto, já está sendo elaborado estudo pela Coordenadoria de Manutenção e Projetos, visando identificar espaços disponíveis nos Fóruns Trabalhistas para, posteriormente, aumentar o número de postos. A intenção é a de dinamizar ainda mais as atividades, ampliando os serviços e o número de pessoas atendidas.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho) - 20/12/2022