Semana da Memória da Justiça do Trabalho, de 21 a 25/9, terá seminário e exposição online

A Semana da Memória na Justiça do Trabalho, que tem o objetivo de lembrar acontecimentos marcantes ligados ao mundo do trabalho e do Direito, será realizada de 21 a 25 de setembro com dois eventos: um seminário telepresencial e uma exposição virtual. A programação anual está prevista no calendário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, em 2020, por conta da pandemia,  será celebrada por meio de atividades em meio eletrônico.

O seminário telepresencial “Trabalho e Justiça do Trabalho: Memória e História” (Confira a programação e clique aqui para fazer sua inscrição) está marcado para o dia 22/9, das 8h30 às 19h, com transmissão no canal oficial do TST no YouTube. Vários especialistas se sucederão para falar sobre a importância de se preservar a história da Justiça do Trabalho e como continuar guardando fatos, julgados e processos que são relevantes para o Poder Judiciário e também para a sociedade em geral. Os desafios do mundo pós-pandemia da covid-19 também estão entre os temas abordados no evento, que é organizado pela Comissão de Documentação do TST, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho – Cefast,

A presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, participará da abertura, assim como os ministros Maurício Godinho Delgado, presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho; José Roberto Freire Pimenta e Douglas Alencar Rodrigues, integrantes da Comissão de Documentação do TST; e Breno Medeiros, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho  (Cefast). O encerramento contará ainda com a participação do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, vice-presidente do TST e do CSJT.

EXPOSIÇÃO – A exposição "Pandemias e Relações de Trabalho" tem a intenção de mostrar como esses eventos históricos, como a gripe espanhola ou a peste negra, impactaram o mercado de trabalho, a economia e a vida das pessoas em geral. A Comissão de Documentação do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST, elaborou uma verdadeira viagem histórica sobre os surtos endêmicos ocorridos nos últimos séculos até os dias atuais. Os internautas poderão acompanhar, de forma completamente online, fotos, textos, músicas e outros conteúdos interativos sobre o tema.

Fonte: Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com edições da Secom TRT5 - 15/9/2020