“Ser humano tem que estar à frente do lucro”, afirma desembargador sobre acidentes de trabalho


“Temos que difundir a ideia de que o ser humano tem que estar à frente do lucro”, pontuou o gestor do programa Trabalho Seguro na Bahia, desembargador Luiz Roberto Matos,  sobre a necessidade de humanizar as relações de trabalho durante seminário, realizado na sede do MPT na manhã desta segunda-feira (24/4), para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28 de abril.

“A segurança do trabalhador vai muito além do uso do equipamento de proteção individual. Ela depende de uma cultura que envolve toda a sociedade”, afirmou o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro. O evento foi promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat) e integra a programação do Abril Verde que se estende durante toda a semana, dedicada a discutir a questão do meio ambiente laboral, e os aspectos de saúde e segurança.

Já a presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra 5), juíza Rosemeire Fernandes, lembrou que “as instituições e a sociedade civil precisam estar sempre atentos para que o sistema jurídico ofereça meios para o combate ao adoecimento e aos acidentes de trabalho”. Para a superintendente regional do trabalho na Bahia, Gerta Fahel, é importante que os órgãos exerçam a tutela das relações trabalhistas. “Doença e acidente de trabalho não podem ser tratados apenas como estatística. Precisam ser combatidos”, afirmou.

 

Secom TRT5 (com informações e fotos do MPT/BA) – 24/4/2017