Simulado de incêndio no Fórum do Comércio é concluído com sucesso

O simulado parcial de incêndio realizado nesta terça-feira (10/12) no Fórum do Comércio, que abriga as 39 Varas do Trabalho da capital baiana, foi realizado com êxito, produzindo informações para todos os participantes. A simulação aconteceu em quatro pavimentos do edifício (térreo, sobreloja, primeiro e segundo andares) no final da manhã. Em quatro minutos todos os andares relacionados foram evacuados. Segundo os organizadores, com estes dados estima-se que todo o fórum seria evacuado em 16 minutos, o que é considerado satisfatório.

Confira a cobertura fotográfica aqui.

A presidente do TRT5-BA, desembargadora Dalila Andrade, acompanhou os trabalhos e agradeceu a presença de todos os participantes, em especial os servidores brigadistas, e também a disponibilidade do Corpo de Bombeiros. A magistrada afirmou que devemos estar capacitados para a realização dessas atividades, de modo a salvar vidas em um possível incidente. Para ela, os simulados não devem ser pontuais: “vamos nos preparar cada vez mais”, disse.

Na simulação foram criadas situações de aplicação de primeiros socorros a vítimas: uma fraturada e uma em parada cardiorrespiratória. O ponto de encontro final da atividade foi na Praça da Inglaterra, próximo ao Fórum do Comércio, onde os participantes do exercício se concentraram para avaliar conjuntamente os resultados.

As operações foram comandadas pelo diretor da Coordenadoria de Segurança Institucional do TRT5, Fabiano Barbagelata Drummond, pelo chefe da Seção de Prevenção e Combate ao Incêndio, Ivan de Almeida Bitencourt, pelo coordenador da Brigada de Incêndio da empresa Cetro, contratada pelo Tribunal, Ailton Viana, e pelo bombeiro civil Jadson Pereira.

CORPO DE BOMBEIROS — O coronel do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, Antônio Júlio Nascimento Silva, que também assistiu aos trabalhos, ressaltou a importância do simulado. De acordo com ele, a evacuação da edificação é o primeiro passo numa situação de alarme de incêndio.

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez com fotos de Renata Carvalho) – 10/12/2019