Tentativa de conciliação entre Ford e trabalhadores no TRT5 prossegue na próxima semana

Será realizada na próxima quinta-feira (18/2), às 10h, uma nova audiência de conciliação no TRT da Bahia (TRT5-BA) entre a Ford Motor Company Brasil Ltda. e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica, Siderúrgica, Mecânica, de Automóveis, Autopeças de Camaçari.

A audiência inicialmente marcada para a quarta-feira (17/2) às 10h foi remarcada para o dia seguinte, no mesmo horário. A designação partiu do vice-presidente do TRT5,  no exercício da Presidência, desembargador Jéferson Muricy, em audiência virtual de dissídio de greve ocorrida na manhã desta sexta (12/2), que teve mais de 2.000 acessos simultâneos no YouTube (confira a gravação neste link).

Antes da quinta, a empresa e o sindicato devem responder às demandas feitas respectivamente por cada um deles  e se reunir para tentar avançar nas negociações. A nova audiência pode ser suspensa caso as partes cheguem a um consenso antes da data marcada.

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) e o Sindicato dos Trabalhadores devem, até às 18h desta sexta (12/2), juntar formalmente aos autos manifestação com detalhamento das informações e dados que entendem essenciais para o estabelecimento de negociações adequadas. A Ford também deverá formalizar no mesmo prazo sua demanda acerca da retomada de parte da produção. Tais demandas deverão ser apreciadas e respondidas pelos interessados recíprocos até a terça-feira (16/2).  A empresa se comprometeu a entregar os dados disponíveis e pertinentes, mas reivindicou como contrapartida o retorno dos trabalhadores chamados para produção de peças automotivas.

Durante a audiência desta sexta, o vice-presidente do Tribunal afirmou que deseja "uma solução frutífera diante de uma situação tão delicada, severa e triste, que envolve interesses econômicos e sociais da Bahia e de todo Brasil”.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) – 12/2/2021