Tribunais do Trabalho em todo o país terão identidade visual única e padrões para sites


O desenho utiliza cores e formas que expressam valores e princípios da Justiça do Trabalho 

Os 24 Tribunais do Trabalho, incluindo o Regional da Bahia (TRT5-BA), terão cara nova, com uma identidade visual única que será implementada em seus portais e redes sociais, criada exclusivamente para a Justiça do Trabalho. A nova marca foi aprovada na 4º Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como objetivo facilitar a identificação da Justiça do Trabalho nos meios virtuais, fortalecendo, assim, a imagem institucional. 

A nova identidade visual, baseada nos conceitos de abrangência nacional, modernidade e foco no ser humano, potencializará o reconhecimento por parte da população, já que os 24 Tribunais, que atualmente possuem marcas distintas, e o CSJT, estarão conectados. O prazo para a migração e adaptação da marca é de seis meses. 

Já o modelo aprovado de padronização de exibição dos conteúdos dos portais foi planejado para facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente aos cidadãos. A ideia é que o usuário que queira emitir uma certidão ou fazer uma consulta processual, por exemplo, encontre o serviço no mesmo lugar em todos os portais dos TRTs. A uniformização da marca, dos conceitos e da identidade visual na comunicação judiciária também estão previstos na Resolução 85/2019 do Conselho Nacional de Justiça.

A MARCA – Os elementos no desenho, inspirado no Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, simbolizam o equilíbrio e a proporcionalidade. Os traços, inspirados no estilo moderno do artista brasileiro Athos Bulcão, unem-se às cores azul, verde e amarelo, que representam, respectivamente, os valores e princípios da Justiça do Trabalho, o ser humano e as partes das relações trabalhistas. 

Confira aqui o vídeo de apresentação

Secom TRT5 (Juliani Rodowanski, sob supervisão de Franklin Carvalho) - 3/7/2019