TRT-5 discute questões de gêneros e sexualidades em segundo dia de seminário

O desembargador Jeferson Muricy está em pé falando ao microfone. A juíza Adriana Manta está sentada ao fundo. Uma plateia assiste à palestra.

O segundo dia do Seminário de Gêneros e Sexualidades do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), nesta terça (22/11), teve início com um vídeo da artista e mulher trans, a baiana Jakeliny Muricy, em que relatou o tratamento desumano recebido no atendimentos em órgãos públicos.  Jakeliny lembrou da importância do evento para que os servidores sejam qualificados para prestarem um bom serviço. “Essa mulher é a minha irmã”, afirmou o desembargador Jéferson Muricy, do TRT-5, declarando também que "não é muito comum que em um ambiente como este falemos sobre". Ele afirmou ser fundamental abordar os temas de diversidade, gênero e sexualidade. "O Poder Judiciário, nas suas decisões, precisa responder a essas demandas”, esclareceu. Ele parabenizou o evento por qualificar os servidores e terceirizados para um atendimento digno e respeitoso.

A juíza do Trabalho Adriana Manta afirmou que só existimos enquanto povo com diversidade, e, por isso, “temos que estar capacitados enquanto pessoas que servem a esse povo diverso com acolhimento”. Em seguida, o advogado André Sturaro, presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), também reconheceu a importância da iniciativa de tratar o assunto no âmbito do Tribunal.

Programação:

O primeiro palestrante a expor foi o doutorando em antropologia Lucas Bugarelli, que falou sobre “Disputas e desafios da agenda dos direitos de gênero e sexualidade no Brasil”. Para ele, os direitos devem ser para todos, sem ninguém ficar para trás. “Apesar de a leibrasileira não punir a população LGBT com pena de morte, apopulação assim ainda o faz”, disse.

O segundo tema abordado foi “O protagonismo, o potencial e os desafios do Poder Judiciário na proteção dos direitos LGBT+ no Brasil ”, com o ativista e graduando em Direito Diego dos Santos Nascimento. Em seguida, aadvogada trabalhista e pesquisadora Samantha Mendonça Lins Teixeiratrouxe o tema “A discriminação de gênero e a população LGBTQIAPN+ ”.

As gravações com os dois dias de evento podem ser vistas no Canal do TRT-5 no YouTube.

O Palestrante está sentado com um microfone na mão.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez com fotos de Renata Carvalho) - 23/11/2022