TRT-5 homenageia o poeta Carlos Capinan com Comenda do Mérito Judiciário

A presidente do TRT-5 e o desembargador Renato Simões fazem a entrega da comenda ao poeta Carlos Capinan

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) entregou a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia ao poeta baiano José Carlos Capinan, no grau de Oficial, por sua contribuição à cultura. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (28/3) durante a primeira sessão presencial do Tribunal Pleno desde o início da instituição do trabalho remoto devido à pandemia da covid-19.

Durante a entrega da honraria, a presidente do Regional, desembargadora Débora Machado, afirmou que é gratificante homenagear José Carlos Capinan, um dos criadores do movimento tropicalista brasileiro, ao lado de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. “A cultura necessita, a todo o instante, de poetas como Capinan, que conhece seu povo e ao lado dele canta a democracia”, pontuou.

A desembargadora aproveitou o momento para ressaltar que o TRT-5 atua, com seus projetos e via destinação de arrecadações, no combate às malezas como o trabalho infantil; trabalho em condições degradantes; assédio moral e sexual; e pelo respeito às regras de acessibilidade e de sustentabilidade e, mais recentemente, no combate à covid-19. Essas ações de inclusão e de respeito estão estruturadas no compromisso do Tribunal com a transparência e a ética, e contam com a parceria do Ministério Público do Trabalho.

O desembargador Renato Simões, responsável pela indicação do nome de Capinan, disse que é um prazer homenagear “esse poeta, letrista, jornalista, estudante de direito e de teatro, médico, imortal da Academia de Letras da Bahia, ex-Secretário de Cultura do Estado da bahia, e atualmente presidente do Museu da Cultura Afro-Brasileira na Bahia (Muncab).

O magistrado enfatizou que ele é um compositor de inúmeros sucessos musicais, como “Soy Loco Por Ti América”, “Ponteio” e “Papel Maché”, e foi parceiro de Edu Lobo, João Bôsco, Geraldo Azevedo, Jards Macalé, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Roberto Mendes e outros. “É um dos maiores letristas da música popular brasileira”, afirmou.

Em seu discurso, também ressaltou: “Falar de Capinan é ser obrigado a dar um mergulho profundo na história política e cultural desse país, para ver um gigante incansável das letras, dos versos, das melodias, do sonho de uma alma libertária, aguerrida e lúcida, temperada com a mais sensível lírica existencial que um ser humano pode almejar”.

Já o artista , de 81 anos, se disse extremamente emocionado em receber a homenagem: “Vou ter essa comenda guardada na minha caminhada”, comentou. “Agradeço essa instituição democrática que luta pela Justiça do Trabalho, contribuindo para melhorar essa sociedade tão injusta e desigual ao equilibrar as demandas trabalhistas”, concluiu.

A cerimônia foi marcada por grande emoção e contou com a participação dos músicos Roberto Mendes, Carlos Pita, Alexandre Leão, Yacoce Simões e Ana Mametto, que se apresentaram em homenagem a Capinam. Por sua vez, os artistas Gilberto Gil, Xangai e Jards Macalé enviaram suas mensagens por vídeo, que foram exibidos no evento.

Comenda Coqueijo Costa

Instituída em 2003, através da Resolução Administrativa nº 34/2003, a Comenda Ministro Coqueijo Costa é constituída nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial. A honraria representa a mais alta homenagem da Justiça do Trabalho baiana a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à sociedade. Homenageia ainda a memória de Carlos Coqueijo Torreão da Costa, que foi presidente do TRT5-BA (1967 a 1971) e ministro-presidente do TST (1984 a 1986).

Nesta edição da Comenda, 34 nomes foram agraciados, e, devido à pandemia, as outorgas vêm acontecendo em eventos separados, para evitar aglomeração. A outorga aos homenageados é feita pelo Conselho da Ordem e leva em conta, entre outros critérios, os relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e a atuação na área do Direito ou em outra atividade sociocultural.

Secom (Renata Carvalho) – 29/3/2022