TRT-5 inicia 12ª Semana Nacional da Execução Trabalhista com audiências virtuais e presenciais

Foto da conciliadora do TRT da 5ª Região (TRT-5), desembargadora Ana Paola Diniz, e a titular da Secretaria de Execução e Expropriação do Tribunal, juíza Carla Fernandes da Cunha

A conciliadora do TRT da 5ª Região (TRT-5), desembargadora Ana Paola Diniz, e a titular da Secretaria de Execução e Expropriação do Tribunal, juíza Carla Fernandes da Cunha, abriram, na manhã desta segunda-feira (19/9), a  12ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece nos formatos virtual e presencial depois da edição exclusivamente virtual (2021) devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. A abertura foi realizada no Centro de Conciliação de 1º Grau (Cejusc 1), no Fórum do Comércio. O mutirão, que tem 1.554 audiências programadas, objetiva  mediar conflitos e resolver processos em fase de execução, e segue até sexta (23). Veja abaixo o balanço do 1º dia levantado pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisas do Tribunal.

A conciliadora do TRT-5 disse que as expectativas para esta semana são as melhores possíveis: “Finalmente nos libertamos da pandemia e estamos mobilizados no sentido de tentar fazer as partes sentarem para dialogar sobre o processo de execução, aqueles já na fase de acertamento do passivo", comentou. A desembargadora comentou  que o mutirão é uma força-tarefa tanto no 1º quanto no  2º Grau, como nos polos de execução, da capital e do interior. "Especificamente no Centro de Conciliação de 2º Grau (Cejusc 2) há uma concentração de esforços em relação à tramitação dos processos em gabinetes e de recurso de revista", ressaltou.

A juíza Carla Fernandes da Cunha, por sua vez, afirmou que na semana também é realizado mutirão de pesquisa patrimonial, que se destina a levantar recursos para pagamento das execuções. "Ainda vai haver audiências especiais na Secretaria de Execução e Expropriação, envolvendo inicialmente a empresa Petrobrás. Além disso, cursos de capacitação em conciliação para os servidores do TRT-5", finalizou.

Acordos

Audiência de conciliação entre o segurança Genilton Vasconcelos e a empresa Sena Segurança Inteligente e Transporte de Valores.

Um dos acordos firmados nesse primeiro dia de mutirão foi entre o segurança Genilton Vasconcelos e a empresa Sena Segurança Inteligente e Transporte de Valores. O trabalhador ajuizou a ação há 11 anos e disse que não tinha mais expectativa de receber o valor referente a indenização trabalhista.

 

Balanço do 1º dia do evento

Secom TRT5 (Renata Carvalho) – 20/9/2022