TRT-5 reforça parceria com instituições para inauguração do SAC Trabalhista

Representantes de várias instituições ladeados em foto oficial

Os preparativos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) para a inauguração do primeiro Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Trabalhista do país, no mês de agosto, foram pauta de reunião da Administração com instituições parceiras do projeto na última quarta (20/7). O SAC funciona na etapa piloto há um mês no Tribunal.

A reunião ocorreu no Fórum do Comércio, em Salvador, e foi conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Marília Sacramento, e pelo diretor-geral do TRT-5, Orocil Pedreira Júnior. Entre os presentes, representantes do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Representantes de várias instituições no palco do auditório

A juíza Marília Sacramento comemorou o sucesso do projeto e disse que ''o alinhamento com os órgãos parceiros fortalece o bom relacionamento institucional e a interação com a sociedade''. Orocil Pedreira destacou que o SAC Trabalhista disponibilizará aos usuários postos de atendimento de instituições com o mix de serviços relacionados ao trabalho. Ele esclareceu dúvidas sobre a infraestrutura e o fluxo de funcionamento do serviço, e falou da inspiração no SAC Bahia, do governo do Estado, que concentra vários serviços públicos em um único lugar, funcionando como modelo para o Brasil e outros países.

Representantes de várias instituições nas futuras instalações do SAC

O projeto

O projeto pioneiro desenvolvido pelo TRT-5 na gestão da desembargadora Débora Machado prevê a implantação do primeiro SAC Trabalhista do país, tendo como público-alvo trabalhadores usuários da Justiça do Trabalho na Bahia. O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia), da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi a primeira unidade a disponibilizar seus serviços, oferecendo assistência aos trabalhadores usuários da Justiça do Trabalho na Bahia, inclusive intermediação para o trabalho formal.

O SAC funciona no Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 285), das 8 às 15 horas, com atendimento exclusivo a pessoas com processos na Justiça do Trabalho.

Unidades presentes

Estiveram à disposição, para atendimento às instituições na reunião, servidores das secretarias da Administração (SA), de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), de Coordenação Judiciária de 1º Grau (SCJ1) e de Comunicação (Secom) e das coordenadorias de Atendimento ao Público e de Manutenção e Projetos.

Secom TRT-5 (Lázaro Britto) - 25/7/2022