TRT da Bahia auxilia migração de processos físicos para meio eletrônico no TRT-RJ

O presidente do TRT-RJ (no destaque) elogiou o funcionamento do CLE no TRT da Bahia

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) está dando o primeiro passo rumo à migração dos processos físicos para o meio eletrônico através do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE). A discussão sobre o projeto teve início nesta segunda-feira (21/8), em encontro realizado no prédio-sede do Regional fluminense, que contou com a presença do auxiliar da Presidência do TRT da Bahia, juiz Firmo Leal Neto, e da servidora Maria Madalena de Brito Cunha, que vão expor a funcionalidade do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) destinada à conversão dos processos físicos em eletrônicos.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do TRT-RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, assinalou que a transformação dos processos físicos em eletrônicos tem funcionado muito bem no TRT da 5ª Região. "Esse projeto já tinha sido exposto em reuniões do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil (Coleprecor), servindo de incentivo para que fosse aplicado aqui na 1ª Região. Isso acarretará uma substancial economia para o nosso Tribunal, além de tornar mais célere o andamento dos feitos", observou o presidente.

A migração dos sistemas legados (sistemas de tramitação de processos utilizados antes do Processo Judicial Eletrônico) para o PJe está prevista na Resolução 185/2017 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. No TRT5, todas as 49 Varas do Trabalho do interior já implantaram o módulo CLE. Em julho deste ano, o projeto foi iniciado na capital, Salvador. A unificação de informações no processo eletrônico agiliza o trabalho de magistrados, servidores e advogados, que não precisarão mais lidar com dois formatos, e confere à tramitação das ações as funcionalidades disponíveis no PJe, suas atualizações e rede de suporte. Além disso, o usuário não precisa de nenhum recurso extra para se adaptar à mudança.

O projeto de implantação do CLE no TRT-RJ está sendo desenvolvido pela Secretaria-Geral Judiciária do Tribunal, e a Presidência definirá os próximos passos do processo. Desse primeiro encontro, participaram gestores de diversas áreas técnicas do Tribunal, além de representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro, Comitê Regional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição e Associação de Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 1ª Região.

Fonte: TRT-RJ – 21/8/2017 (Com edições da Secom TRT5-BA)