TRT da Bahia ganha três novas juízas removidas dos TRTs de Goiás e Pernambuco

 

Três novas juízas do Trabalho estão compondo o quadro do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) a partir desta sexta-feira (30/4): Ana Terra Fagundes Oliveira Cruz, oriunda do TRT de Goiás, Débora de Souza Silva Lima e Juliana Gabriela Hita Neves, provenientes do TRT de Pernambuco. Todas já tiveram uma passagem pelo TRT5-BA - duas como servidoras e uma como estagiária de Direito - e estão de volta à terra natal graças ao procedimento nacional de remoção coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A cerimônia telepresencial foi transmitida ao vivo pelo YouTube e acompanhada por magistrados, servidores e familiares das empossadas. 
 
“Hoje é um dia muito especial para a Justiça do Trabalho da Bahia. É uma imensa alegria recebê-las de volta ao nosso Regional, onde terão muito a contribuir graças à experiência de cada uma, acrescida da bagagem que trazem dos tribunais onde serviram. Sejam bem-vindas de volta, queridas colegas!”, destacou a presidente, desembargadora Dalila Andrade, ressaltando o desafio e a responsabilidade que as três novas juízas terão pela frente diante do contexto atual em que vivemos. Em seguida, a juíza Débora Lima, falando em nome das novas juízas, fez um breve pronunciamento onde compartilhou a emoção de voltarem ao TRT5-BA na condição de magistradas. 
 
POSSE NACIONAL - A presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, abriu a sessão que precedeu a posse em cada tribunal lembrando a memória do ministro do TST Walmir Oliveira da Costa, falecido nesta quinta-feira (29/4). Em seguida, cumprimentou os 166 juízes convocados em todo o Brasil, 106 deles habilitados no Procedimento Unificado de Remoção e 60 aprovados do 1º Concurso Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho. “É preciso ter consciência do papel do Judiciário, principalmente da Justiça do Trabalho, no sentido de proporcionar aquilo que a sociedade mais precisa para se recuperar: pacificação social e segurança jurídica”, destacou.
 
Além do TRT da Bahia, os novos juízes empossados nesta sexta-feira atuarão nos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª Região (RJ), 2ª Região (SP), 3ª Região (MG), 4ª Região (RS), 6ª Região (PE), 7ª Região (CE), 8ª Região (PA/AP), 9ª Região (PR), 10ª Região (DF/TO), 11ª Região (AM/RR), 12ª Região (SC), 13ª Região (PB), 14ª (RO/AC), 15ª Região (Campinas), 16ª Região (MA), 18ª Região (GO), 19ª Região (AL), 20ª Região (SE), 21ª Região (RN), 23ª Região (MT) e 24ª Região (MS).
 
Prestigiaram a posse, além dos já citados, os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Firmo Leal Neto e André Oliveira Neves, respectivamente;  a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Cecília Magalhães, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Luís Carneiro Filho.
 
Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 30/4/2021