TRT do Mato Grosso lança na internet informativos especiais sobre o papel da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grasso (TRT23-MT) lançou na última segunda-feira (8/7) o projeto Janela TRT (www.trt23.jus.br/janelatrt), site que trará periodicamente uma série de reportagens especiais, com temas relacionados à Justiça do Trabalho. A proposta do projeto é tratar diversos assuntos do universo trabalhista de maneira mais criativa, através de histórias reais, fotos, vídeos e gráficos, atraindo a atenção do leitor e contribuindo para a ampliação do debate.

FAKE NEWS - Na primeira edição, o TRT23 busca desconstruir uma das principais fake news sobre a Justiça do Trabalho: a que ela só existe no Brasil.  “Justiça do Trabalho no mundo” é o título escolhido (confira aqui) para a matéria que usa gráficos e vídeos para compartilhamento nas redes sociais. O site compara a forma como os processos trabalhistas são julgados em diversos países. É possível ainda conferir as principais alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde as sua criação e as arrecadações e valores pagos pela Justiça do Trabalho em 2018.

HISTÓRIAS - O Janela TRT traz também a história de Divino, que por 18 anos foi procurado pela Justiça do Trabalho para receber a segunda parcela do acordo firmado entre ele o supermercado onde trabalhava. Os relatos dos servidores que atuam como oficiais de Justiça também estão registrados nesse especial, através de sete histórias ilustradas e uma narrativa empolgante (leia aqui uma das histórias). 

Já alguns assuntos mais delicados, como a morte de trabalhadores em acidentes de trabalho e as sequelas deixadas naqueles que foram explorados no trabalho infantil, também foram abordados em duas matérias especiais, com diversos relatos. Na página “Janela TRT” os leitores também podem conhecer mais sobre os desafios enfrentados pelos imigrantes que buscam uma vida melhor no Brasil e como a Justiça do Trabalho foi importante para a construção dessas histórias de superação.

Secom TRT5 (Juliani Rodowanski, sob supervisão de Franklin Carvalho) - 10/7/2019