TRT5-BA entrega Comenda Coqueijo Costa a prefeito de Salvador e a secretarias de Saúde estadual e municipal

Imagem da desembargadora Dalila Andrade com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o subsecretário municipal de Saúde, Décio Martins, e as desembargadoras Débora Machado e Luíza Lomba

O TRT da Bahia agraciou, nesta terça-feira (26/10), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador com a Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia. As secretarias foram representadas, respectivamente, pela secretária da Saúde do Estado, Tereza Cristina Paim Xavier Carvalho, e pelo subsecretário municipal, Décio Martins. As medalhas foram entregues pela presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade, em cerimônias separadas no Gabinete da Presidência, por conta dos protocolos sanitários de prevenção ao contágio da covid-19. As desembargadoras Débora Machado e Luiza Lomba prestigiaram a entrega da honraria. 

“Essa homenagem representa o reconhecimento da Justiça do Trabalho pela excelência na prestação de serviços à população, especialmente durante a pandemia”, afirmou a presidente, ao entregar a comenda à secretária estadual, Tereza Paim, no turno da manhã. A secretária agradeceu e falou dos dois anos de trabalho e planejamento para mitigar os efeitos da covid-19. “A Bahia é o segundo estado com a menor taxa de mortalidade pela doença no país, mas vale lembrar que ainda estamos em um momento delicado, e a população precisa de campanhas para não adormecer o sentimento de alerta em relação à pandemia", destacou. No ato da entrega da honraria, que agraciou a Sesab no Grau Comendador, estiveram presentes também a coordenadora executiva da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Cláudia Moura, e a coordenadora de Saúde do Tribunal, Márcia Lerner.

Imagem da desembargadora Dalila Andrade com a secretária estadual de Saúde, Tereza Carvalho

Prefeito e Secretaria Municipal de Saúde

Às 15h30, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi agraciado com a Comenda Coqueijo Costa no Grau Grã-Cruz, e, a Secretaria de Saúde da capital, representada pelo subsecretário de Saúde, Décio Martins, na categoria Grau Comendador. A presidente do Regional baiano elogiou o empenho da Prefeitura nos serviços prestados aos soteropolitanos no combate à covid-19. A magistrada destacou as ações que dinamizaram a vacinação e o tratamento dos contaminados, e ainda, as informações diárias divulgadas que deram clareza à população sobre os assuntos de saúde. “Essas ações, e as atitudes de líderes, nos levaram à fácil conclusão do quanto vossas excelências merecem o nosso reconhecimento”, afirmou.

O prefeito da capital agradeceu ao TRT5 e comentou sobre as dificuldades da gestão durante a pandemia: “tivemos a coragem de tomar decisões na hora correta”. O chefe do executivo municipal agradeceu ainda à presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade, ao relembrar de uma visita feita ao TRT5 para conversar sobre questões relativas aos problemas trabalhistas de uma empresa que prestava serviços de transporte público no município. Ele parabenizou a desembargadora Débora Machado, presente na solenidade, pela posse como futura presidente da instituição. A vice-corregedora do TRT5, desembargadora Luíza Lomba, também participou do evento.

Comenda Coqueijo Costa

A Comenda Ministro Coqueijo Costa foi instituída em 2003 através da Resolução Administrativa nº 34/2003. Constituída nos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial, a honraria representa a mais alta homenagem da Justiça do Trabalho na Bahia a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade. Homenageia ainda a memória de Carlos Coqueijo Torreão da Costa, que foi presidente do TRT5-BA (1967 a 1971) e ministro-presidente do TST (1984 a 1986).

Nesta edição da Comenda, 34 nomes foram agraciados, mas em razão da pandemia, a maioria receberá a medalha via Correios. A outorga aos homenageados é feita pelo Conselho da Ordem e leva em conta, entre outros critérios, os relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e a atuação na área do Direito ou em outra atividade sociocultural.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto e Fabrício Ferrarez) - 27/10/2021