TRT5-BA homenageia juízes e servidores com entrega de comenda

A presidente do TRT5-BA, desembargadora Dalila Andrade, entregou, nesta quarta-feira (27/10), a Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, a dois juízes e onze servidores que se destacaram no exercício de suas atividades em prol da Justiça do Trabalho.

Uma solenidade no auditório do Pleno, à tarde, seguindo todos os protocolos de biossegurança, marcou a entrega para o juiz Firmo Leal Neto, auxiliar da Presidência, que foi promovido para o grau Grande Oficial, e para a juíza auxiliar do Centro de Conciliação de 2º Grau (Cejusc 2), Karine Britto Oliveira, que recebeu a comenda no grau Comendador.

Na mesma cerimônia, os servidores Almerinda de Sousa, Cléa Negreiros da Silva Lizardo, Ivone Leite Sombra, Ivone Pereira da Cruz, Márcia Bandeira Lerner, Márcia Solange Rocha de Cerqueira Cruz, Maria Magnólia Semedo Sento Sé Ribeiro, Rafael Oliveira Saraiva, Ramin Félix da Silva Cunha e Raphael Souza de Oliveira foram agraciados no grau Oficial.

"Agradeço imensamente a cada um de vocês, que muito bem representam toda a cadeia de magistrados e servidores igualmente comprometidos, qualificados e que tanto fazem em prol de nossa instituição”, afirmou a presidente, ao destacar o caráter significativo da homenagem.

Referindo-se ao juiz Firmo Leal, a presidente disse: “Você é meu parceiro, meu amigo, quase meu irmão. Sem você eu tenho certeza de que não faria tanto”, declarou. A presidente também ressaltou o trabalho de excelência e dedicação da juíza Karine Britto em prol da conciliação no 2º Grau: “Vejo como eu acertei em te escolher para auxiliar os trabalhos no Cejusc2”.

Servidor promovido

O servidor Orocil Pedreira Júnior, secretário de Coordenação Judiciária de 1ª Instância, foi promovido ao grau Comendador da Ordem, e recebeu a honraria durante a inauguração do Arquivo Judicial de Salvador na nova sede do Regional baiano, no Empresarial 2 de Julho. "Orocil é um servidor que ficou à frente de vários projetos e ações e ajudou a alavancar e enfrentar as dificuldades para superar a pandemia", destacou a presidente.

Comenda Coqueijo Costa

Instituída em 2003 através da Resolução Administrativa nº 34/2003, a Comenda Ministro Coqueijo Costa é constituída nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial. A honraria representa a mais alta homenagem da Justiça do Trabalho baiana a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à sociedade. Homenageia ainda a memória de Carlos Coqueijo Torreão da Costa, que foi presidente do TRT5-BA (1967 a 1971) e ministro-presidente do TST (1984 a 1986).

Nesta edição da Comenda, 34 nomes foram agraciados, mas, em razão da pandemia, a maioria receberá a medalha via Correios. A outorga aos homenageados é feita pelo Conselho da Ordem e leva em conta, entre outros critérios, os relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e a atuação na área do Direito ou em outra atividade sociocultural.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto, Renata Carvalho e Franklin Carvalho) - 28/10/2021