TRT5-BA participa de encontro do Projeto Wiki Nacional no TRT-MT

Projeto nacional visa uniformizar procedimentos na 1ª Instância

 

"A Wiki Nacional é um projeto ambicioso que vai promover uma reviravolta nos procedimentos da Justiça do Trabalho. Vai facilitar, simplificar, tornar mais célere e, principalmente, demandar um tempo de treinamento muito menor para o servidor.  Os ganhos serão inúmeros, inclusive para magistrados e mais na ponta, para o jurisdicionado", destacou a presidente do TRT de Mato Grosso, Eliney Veloso, durante a abertura, nesta quarta-feira (7/3), do 2º Encontro Nacional do Fluxo Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância – Wiki Nacional.

O TRT da Bahia, que integra o grupo de trabalho responsável por alinhar o projeto ao e-Gestão 1º Grau (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho), está sendo representando no evento pelos servidores Lilian Campos de Brito (secretária da Corregedoria), Romualdo Carneiro Rios Filho (diretor de secretaria da Vara de Santo Amaro), Maria Madalena de Brito Cunha (Corregedoria/e-Gestão), e Franklin Carvalho (Secretaria de Comunicação Social).

A reunião, que ocorre em Cuiabá, conta com representantes de 22 tribunais trabalhistas do país, e é um projeto que surgiu em reuniões periódicas dos secretários de corregedorias do TRTs, tendo como base a Wiki criada pelo Tribunal Superior do Trabalho para o e-Gestão e a Wiki da Justiça do Trabalho mato-grossense, que traz uma série de informações acerca das tarefas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

As páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. No caso do Projeto Nacional do Fluxo Otimizado, a ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (Pje) em suas três fases, para unificar e otimizar o trabalho nas varas de todo país.

Segundo o secretário da Corregedoria do TRT de Campinas e coordenador do projeto, Vlademir Nei Suato, o projeto da Wiki Nacional é, precipuamente, um projeto de gestão do conhecimento. “Uma busca para pegar as melhores práticas, o fluxo mais otimizado de procedimentos, de forma que o servidor consiga desenvolver qualquer procedimento a partir de um fluxo que já está desenhado”, destacou.

O encontro, que vai até sexta-feira (9), teve em seu primeiro dia de atividades as considerações da secretária da Corregedoria do TRT/MT, Kalina Sampaio, que deu as boas-vindas e informações sobre a hospedagem da ferramenta da Wiki na plataforma do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do coordenador Valdimir Suato, com as considerações gerais do projeto, e também a palestra sobre Gestão e Mapeamento de Processos, a qual foi ministrada pelo chefe do Escritório de Processos do TRT/MT, Emerson Gomieiro.

Leia também:

TRT5-BA integra projeto nacional para uniformizar procedimentos na 1ª Instância

Fonte: TRT23-MT - 7/3/2018