TRT5-BA participa de Mostra de Boas Práticas na 1ª Instância em Campinas

Os desembargadores Dalila Andrade e Esequias Oliveira, corregedora e ex-corregedor do TRT5-BA, participaram na última sexta-feira (23/11) da 7ª Mostra de Boas Práticas do TRT-15, que aconteceu em Campinas (SP). Os magistrados estiveram acompanhados dos servidores Maria Madalena Cunha, da Corregedoria, e Romualdo Carneiro Rios Filho, diretor da Vara do Trabalho de Santo Amaro, integrantes do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância (Wiki VT), do qual o TRT da Bahia é um dos patrocinadores. Compareceu também o assessor do Gabinete do Desembargador Esequias Oliveira, Dênio Robson Estrela.

Além da apresentação de práticas selecionadas, o evento contou também com quatro palestras, ministradas por servidores dos TRTs da 8ª, 12ª, 13ª, 15ª Regiões, sobre os seguintes temas, respectivamente: Sistema Hórus/Igest, sistema satélite de Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS), Sistema de Apoio Operacional ao PJe (SAO-PJe) e projeto Wiki VT.

Nesta edição, a Mostra adotou o slogan Quem mexeu no meu processo?, em referência à conhecida obra literária que apresentou, em forma de parábola, profundas reflexões sobre mudanças de vida e seu significado. A ideia central foi aproximada das desejadas mudanças advindas da implantação de boas práticas.

Com o conteúdo autoinstrutivo da Wiki – que parte do fluxo legal do processo judicial –, juntamente ao SAO-PJe, GIGS e Hórus/Igest, gestores e colaboradores estão estruturados para organizar toda a secretaria.

O GIGS, já inserido no PJe como sistema satélite ou micro-serviço, se destina a gerenciar e distribuir os processos entre a equipe da unidade. Já o SAO-PJe está disponível no PJe do TRT-15 com relatórios para gerenciamento, na mesma linha do GIGS, respondendo àquela velha questão: "vou trabalhar com qual processo hoje?".

O Hórus/Igest, por sua vez, mede o desempenho da unidade, assim como o impacto positivo ou negativo de cada processo nos prazos médios. E, por fim, a Wiki traz ao conhecimento do interessado todo o fluxo do processo judicial, com as referências legislativas e demais informações próprias da rotina de secretaria de Vara do Trabalho.

PREMIAÇÃO - Durante o evento, o corregedor do TRT15 premiou práticas vencedoras em duas categorias: secretaria de vara do trabalho e gestão de trabalho dos oficiais de justiça. Também foram reconhecidas mais duas práticas nestas categorias mais votadas pela internet. Também foram destacados os casos de melhora significativa no desempenho da unidade, melhoria nos indicadores da unidade por meio de esforço concentrado unicamente da sua própria equipe; e servidor que tenha colaborado individualmente para a melhoria da primeira instância de forma geral.

Fonte: TRT15 (com edições da Secom TRT5) - 26/11/2018