TRT5-BA participa nesta 4ª (12/6) de twittaço contra a exploração do trabalho infantil

Nesta quarta-feira (12/6), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Justiça do Trabalho em todo o Brasil vai promover um twittaço em prol do combate à exploração do trabalho infantil. A ação ocorrerá no Twitter, das 9h às 12h, com o uso das hashtags #BrasilSemTrabalhoInfantil e #InfanciaSemTrabalho. Além do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e demais regionais do Trabalho, o twittaço contará com o apoio de instituições, influenciadores e artistas, como o ator baiano Lázaro Ramos. O objetivo é alertar e conscientizar a sociedade sobre este problema social que atinge mais de 2,7 milhões de brasileiros entre 5 e 12 anos, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).

Segundo o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que coordena a campanha, o twittaço será o maior impulsionamento digital do país voltado ao combate ao trabalho infantil. A presidente do TRT baiano, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, convida magistrados, servidores, advogados e o público em geral para juntarem-se ao @trt5bahia na mobilização (veja abaixo como participar). O processo é simples: além de curtir e retwitar as postagens que partirão dos perfis oficiais, todos poderão postar mensagens pessoais sobre a temática. As postagens devem seguir a seguinte lógica: uma frase crítica sobre o trabalho infantil + hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil.

ADESÃO - Entre as instituições e personalidades que confirmaram apoio à causa está o Fundo das Nações Unidas para a Infância (@unicefbrasil); a Organização Internacional do Trabalho (@OITBrasil); o Ministério Público do Trabalho (@MPTnaBahia); o Twitter Brasil (@TwitterBrasil); o Canal Futura (@canalfutura); o Centro de Integração Empresa-Escola (@CIEE_oficial1); o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (@FNPETI), os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país, os Tribunais Superiores e artistas, como a atriz Dira Paes, o ator Lázaro Ramos, os jornalistas Marcelo Tas e Leonardo Sakamoto, entre outros.

A Confederação Brasileira de Futebol (@CBF_Futebol) e outras federações estaduais, além de diversos clubes da série A, também adeririam à campanha. No clássico entre Santos e Corinthians, neste dia 12, a equipe santista entrará em campo  com uma faixa com alusão à campanha.

SOLIDARIEDADE - "A mobilização digital não é só da Justiça do Trabalho, mas de toda a sociedade", reforça o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira. “Queremos que toda a população se solidarize com esta questão e conclua que trabalhar na infância não é a solução para ajudar a promover a subsistência das famílias. Pelo contrário, isso só perpetua a pobreza, pois a criança deixa de estudar, além de ficar exposta a riscos físicos e emocionais”.

Como alternativa, a Justiça do Trabalho defende a contratação formal de jovens a partir dos 14 anos, idade que atende à previsão da Lei da Aprendizagem. Se a lei for cumprida, as estatísticas podem ser reduzidas consideravelmente. "Criança até os 14 anos não pode trabalhar em hipótese alguma, mas jovens a partir desta idade, se contratados de acordo com a lei, têm direitos como carteira assinada, garantias trabalhistas, segurança, jornada de trabalho diferenciada e, o melhor, não vão deixar de estudar", explica a coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ministra Kátia Arruda.

COMO PARTICIPAR - A maior mobilização digital do país de combate ao trabalho infantil ocorrerá no Twitter dia 12 de junho, a partir das 9h, e tem o objetivo de sensibilizar os usuários dessa rede social para a importância de identificar e combater essa forma de abuso.

Todos podem aderir ao twitaço e contribuir de maneira decisiva para a preservação da infância e da juventude do Brasil. Para participar, basta publicar ou republicar posts que contenham as hashtags #BrasilSemTrabalhoInfantil e #InfanciaSemTrabalho no Twitter.

As mensagens podem conter informações de outros órgãos, eventos em alusão à data, projetos, estatísticas e iniciativas relacionadas ao combate ao trabalho infantil.

Serviço:

O Quê: Twittaço #BrasilSemTrabalhoInfantil
Quando: 12 de junho (quarta-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Twitter
Como: usando as hashtags #BrasilSemTrabalhoInfantil e #InfanciaSemTrabalho.

Fonte: CSJT – 11/6/2019 (Com edições da Secom TRT5-BA)