TRT5-BA participa de Seminário de Planejamento Sustentável no Poder Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) foi citado pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Norberto Campelo por suas boas práticas de sustentabilidade, durante o IV Seminário de Planejamento Sustentável no Poder Judiciário. A presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, acompanhada da secretária-geral, Yerma Bittencourt, participam do evento, que acontece em Brasília e tem como propósito apresentar os resultados de auditoria do TCU nas práticas de sustentabilidade na Administração Pública Federal para aperfeiçoar a gestão pública, racionalizar o uso dos recursos e reduzir desperdícios.

Destina-se ainda a apresentar resultados de gestão de instituições que se destacam no planejamento e implementação de ações socioambientais que visam o gasto público eficiente e menor impacto ambiental. O seminário é promovido em conjunto pelo Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal de Justiça do DF e Territórios.

As iniciativas de sustentabilidade na gestão do Poder Judiciário têm melhorado a eficiência dos tribunais do país desde a publicação da Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O consumo de papel não reciclado, por exemplo, teve uma queda de 9%  entre todos os ramos do Judiciário, entre 2015 e 2016. Já o consumo de água e esgoto apresentou uma queda menor, de 1% entre os dois períodos. “A otimização dos gastos públicos é o que se busca com a logística sustentável. Os planos de logística sustentável dão maior transparência para os gastos públicos e os tribunais com gastos mais eficientes acabam apresentado melhores resultados e têm produtividade muito maior”, disse o conselheiro do CNJ.


Secom TRT5 (Josemar Arlego, com informações do CNJ) - 21/6/2017