TRT5-BA sedia 1º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia

A partir desta quarta-feira (26), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) sedia o 1º Encontro da Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia. O evento, que vai até a sexta-feira (28), em Nazaré, reúne representantes do Judiciário estadual e federal, incluindo as esferas trabalhista e eleitoral. Entre os objetivos estão a discussão de ações, a formalização de um convênio de cooperação técnica entre tribunais e a sensibilização da comunidade para os assuntos relacionados à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Um dos destaques será a assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica entre os Órgãos do Poder Judiciário da Bahia (TJ-BA, TRT5-BA, TRE-BA, e TRF1 - Seção Judiciária da Bahia), criando a "Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia", marcada para o dia 26, a partir das 13 horas, no Tribunal Pleno do TRT5-BA, em Nazaré. O objetivo é "conjugar esforços visando à implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental", o que inclui propor, planejar e acompanhar programas e ações pactuados, com fixação de metas anuais, visando a correta preservação e recuperação do meio ambiente.

PALESTRAS - Entre os palestrantes confirmados estão o auditor-federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Frederico Júlio Goepfert Júnior, que falará sobre "A visão do TCU sobre sustentabilidade e contratações sustentáveis na Administração Pública"; e a assessora-chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini, que fará palestra sobre "Consumo Consciente e Plano de Logística Sustentável".

O diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5-BA, Átila Queiroz, também falará sobre o projeto da nova sede do Tribunal no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na palestra "Complexo Sede do TRT - uma construção sustentável". À frente da obra desde novembro/2016, o engenheiro civil destacará aspectos pioneiros do projeto da nova sede, que desde sua concepção, observa quesitos de sustentabilidade consagrados, como a previsão para reutilização de águas pluviais, iluminação natural e preservação do meio ambiente, com o mínimo de impacto ambiente na sua construção.

Já nos dias 27 e 28/7, a programação seguirá no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) - no 5º andar do Edifício Presidente Médici (Sede Administrativa), em Nazaré - com o curso "Gestão consciente, Administração Pública eficiente" (conteúdo abaixo), destinado a magistrados, servidores e representantes dos tribunais signatários do protocolo de cooperação.

 

 

SERVIÇO - O 1º Encontro da Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia é uma realização do TRT5-BA por meio de sua Coordenadoria de Projetos Especiais e Comissão de Gestão Socioambiental como parte do Plano de Logística Sustentável, instituído através da Resolução Administrativa nº 5/2016, publicada no Diário Eletrônico do dia 26/2/2016.

Quem: Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA)
O quê: 1º Encontro da Teia de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Bahia
Quando: 26/7, a partir das 13h, e 27 e 28/7, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Onde: Dia 26/7 - Auditório do Tribunal Pleno (Edifício Coqueijo Costa); e 27 e 28/7, no auditório da CDP (Edifício Presidente Médici), ambos em Nazaré.

PROGRAMAÇÃO:

1º ENCONTRO DA TEIA DE SUSTENTABILIDADE DO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA

Auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com palestras e assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica entre os Órgãos do Poder Judiciário da Bahia.

DIA 26/07/2017, ÀS 13H:

Abertura: Desembargadora Maria Adna Aguiar, Presidente do TRT5-BA.

Vídeo do Conselheiro Norberto Campelo

Palestra (1): A visão do TCU sobre sustentabilidade e contratações sustentáveis na Administração Pública.

Palestrante: Frederico Julio Goepfert Junior - Auditor Federal de Controle Externo e atual Secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU.

Palestra (2): Consumo Consciente e Plano de Logística Sustentável

Palestrante: Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini - Servidora pública federal do quadro de pessoal do Ministério Público da União desde 1994. Assessora-Chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2008.

Palestra (3): Complexo Sede do TRT - uma construção sustentável

Palestrante: Átila Queiróz – Diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5-BA. Engenheiro Civil responsável pelo acompanhamento da construção da nova sede do TRT5-BA no CAB.

Assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica pelos Presidentes do TRT5-BA, TRE-BA, TJ-BA e pela Diretora do Fórum da Seção Judiciária da Bahia do TRF.

Encerramento.

 

DIAS 27 E 28/07/2017, A PARTIR DAS 8H30:

 

CURSO: GESTÃO CONSCIENTE, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE

 

Modalidade: Presencial

Carga horária: 16 horas.

Dia 27/7: tutoria para gestores, estudos dirigidos para a Comissão de Gestão Socioambiental e palestra de sensibilização para o corpo funcional (magistrados, servidores e colaboradores) sobre os eixos temáticos da A3P.

Dia 28/7: palestra de sensibilização para o corpo funcional (magistrados, servidores e colaboradores) sobre Plano de Logística Sustentável e oficina de capacitação.

Horário: 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

Local: Auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TRT5-BA - Rua Bela Vista do Cabral, 121, Edifício Presidente Médici (Sede Administrativa) - Nazaré.

Público de interesse: magistrados, gestores e servidores (solicitamos trazer o crachá para acesso às dependências do Tribunal).

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 24/7/2017