TRT5 celebra 79 anos



Há 79 anos a Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada na Bahia no dia 20 de maio de 1941. A criação foi em decorrência do Decreto nº 6.596, de 12 de dezembro de 1940.

Inicialmente funcionou como Conselho Regional do Trabalho e atendia os estados da Bahia e de Sergipe. Era composto por duas Juntas de Conciliação e Julgamento, que ficavam em Salvador e Aracaju⚖️.

A sede era na capital baiana, na Rua da Argentina, no bairro do Comércio, antiga sede do Instituto dos Comerciários (foto).

Cinco anos depois da instalação o Conselho passa a ser chamado de Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5).
 
Anos depois o Regional foi transferido para a Praça da Sé, no edifício Otacílio Gualberto. Já na década de 1970, ganhou amplas instalações em Nazaré. 

Em dezembro de 1991, foi inaugurado o edifício localizado na Rua Bela Vista do Cabral, no mesmo bairro onde atualmente funciona a 2º Instância do Tribunal e foi denominado Fórum Ministro Coqueijo Costa.
 
Atualmente a Justiça do Trabalho na Bahia compreende, na primeira instância,  88 Varas do Trabalho (antigas Juntas de Conciliação e Julgamento), 39 das quais em Salvador. A segunda instância, por sua vez, é composta por 29 desembargadores.

Secom (Renata Carvalho) - 20/5/2020