TRT5 desenvolve plataforma eletrônica para auxiliar na elaboração de decisões

Foi lançado na última segunda-feira (30/10) o sistema Plataforma de Decisão, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT5, e que tem como objetivo auxiliar magistrados no trabalho de elaboração de decisões, tanto de primeiro quanto de segundo graus.

O sistema utiliza modelos criados e compartilhados pelos usuários para sugerir aqueles que melhor se adequam aos assuntos do processo em análise, e também permite a busca de jurisprudências.

''A utilização da nova ferramenta é muito importante e vai contribuir para acelerar a prestação jurisdicional, otimizando a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e os resultados da Justiça do Trabalho na Bahia'', disse a presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, durante a apresentação da nova ferramenta.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência, Firmo Ferreira Leal Neto, a filosofia central da Plataforma é a colaboração, através do compartilhamento de modelos entre os magistrados, seus assessores e assistentes. ''O objetivo é que o julgador tenha acesso a diversos modelos de decisões semelhantes disponibilizados por outros magistrados, de 1º e 2º graus'', afirmou.

O diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento da Setic, Leonardo Barreto, explicou que o novo módulo vai auxiliar a montagem de sentenças e acórdãos e, por ora, fica restrito aos magistrados e servidores em treinamento, que serão os responsáveis pela homologação do sistema.

A apresentação ficou a cargo dos servidores Raphael Oliveira, chefe do núcleo de desenvolvimento da Setic, Rui Fabiano, André Muniz, e Antônio Carlos Ferreira Júnior. Também participaram do desenvolvimento da ferramenta os servidores Ângelo Andrade Moura e Rosângela do Rosário Benício.

Secom TRT5 - 1º/11/2017