TRT5 inaugura Cejusc na Vara do Trabalho de Itaberaba

A Vara de Trabalho de Itaberaba, na Chapada Diamantina, agora conta com um Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho (Cejusc). A inauguração foi realizada nesta terça-feira (3/3), pela vice-corregedora do TRT da Bahia, desembargadora Luíza Lomba, representando a presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade. A Vara local abrange 22 cidades e recebe em média 1.300 processos novos por ano, uma das maiores demandas do estado. Somente no primeiro dia de funcionamento do novo Centro foram firmados 50 acordos, de um total de 52 processos.


Natural de Itaberaba, a vice-corregedora parabenizou todos e afirmou que o objetivo do Cejusc é proporcionar à população mais um caminho para a solução de suas demandas: “O mediador não estabelece as regras de uma conciliação. Quem as estabelece são as partes. O mediador atua como um facilitador, um instrumento, para que as partes cheguem a uma solução”, pontuou a desembargadora.

 

A unidade conta com uma sala equipada para a realização das audiências de mediação a serem realizadas por servidores capacitados e supervisionados pelos magistrados da Vara do Trabalho. Os espaços onde os encontros acontecem proporcionam um ambiente neutro, no qual os interessados em solucionar um determinado conflito têm a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo satisfatório. As conciliações podem ocorrer  nas fases de conhecimento, liquidação ou execução.

 

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a coordenadora do Cejusc de 1ª Grau, juíza Clarissa Magaldi; a juíza titular e o juiz substituto da Vara do Trabalho, Andréa Trocolli e Luciano Berenstein; a coordenadora da 11ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia na cidade de Irecê, Ana Luiza Novelli; e o presidente da Seccional da OAB-BA de Itaberaba, advogado Carlos Vinício Alcântara.

CONCILIAÇÃO EM ALTA - Somente com a implantação em 2018 dos Cejuscs de 1º e 2º Graus na capital, o número de audiências de conciliação no TRT5-BA em 2019 subiu 18,3%, passando de 17.727 para 20.977 de um ano para o outro. A comparação do resultado dos mutirões realizados em 2018 e 2019 mostra um aumento de 32,3% no número de audiências realizadas.

 

​Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 4/3/2020