TRT5 lançará mediação pré-processual de dissídios coletivos em evento no dia 24/5

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, e a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, lançam no próximo dia 24 de maio, às 11h30, no auditório do Fórum do Comércio (Rua Miguel Calmon, 285), o “Ato de Mediação Pré-Processual de Dissídios Coletivos”, que visa estimular acordos entre as categorias econômica e profissional.

O lançamento do “Ato de Mediação” correrá durante a palestra “Gestão de Conflitos e a Ética na Conciliação”, promovido pela Escola Judicial, com o juiz do TRT10-DF e auxiliar da Vice-Presidência do TST, Rogério Neiva. A exposição do magistrado começará às 9h daquela data, também no auditório do Fórum do Comércio.

O juiz é membro das comissões de conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo e-mail escola.inscricao@trt5.jus.br.

DISSÍDIOS COLETIVOS - Geralmente os dissídios coletivos envolvem grandes quantidades de  trabalhadores e, com o “Ato de Mediação”, as partes em conflito poderão solicitar a mediação da presidente do TRT5-BA para auxiliá-las, mesmo sem que exista um processo judicial. Uma possibilidade é encontrar soluções em caso de ameaça de greve ou de paralisação dos empregados.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 16/5/2019