TRT5 utiliza recursos com mais eficiência

O gasto com diárias do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) teve uma redução de 31,47% de janeiro a junho de 2018, comparado com o mesmo período do ano de 2017. Estes dados foram apresentados no Relatório de Execução de Despesas do Tribunal baiano.

A presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, explica que o expressivo resultado foi possível após implementação de práticas mais eficientes para a concessão de diárias. "Estamos dando continuidade a estas ações no segundo semestre visando melhorar ainda mais o resultado já alcançado", afirma a presidente.

Comparando o 1º semestre do ano de 2018 com o mesmo período de 2014, também foi observada uma significativa economia nos cinco principais insumos utilizados pelo TRT5 - energia elétrica, água, telefonia, combustível e papel. O Índice de Eficiência Operacional (IEO), que monitora a utilização de tais recursos, subiu 27,85%, maior índice alcançado desde o início do plano estratégico 2015/2020.

Com o uso racional de recursos e uma política de incentivo à economia de insumos, o Tribunal economizou com água em 35% no volume de metros cúbicos. A redução com energia elétrica e com telefone foi 17% e 65%, respectivamente. Já com combustível a redução foi de 15% e com papel (A4) de 57%, aponta o relatório.

O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do TRT5, Márcio Fernando Ribeiro, ressalta que o Tribunal atende a todos os 417 municípios do estado da Bahia com uma população de 15.204.342 pessoas (dados IBGE 2015), sendo o estado brasileiro com a quarta maior população. "Além disso, a sua grande extensão territorial, quinta do país, dificulta a redução com custos operacionais", explica.

Diante destes dados, percebe-se que as iniciativas adotadas pela Direção do TRT5 foram determinantes. "Estamos planejando várias ações para melhorar ainda mais o desempenho e a eficiência do Tribunal no uso racional de recursos, principalmente com o cenário de dificuldade financeira que passa o país e a limitação orçamentária apresentada para os próximos anos", finaliza a presidente do Tribunal.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 1º/8/2018