Vídeo com o balanço das ações da gestão 2019/2021 é apresentado na sessão do Pleno

Imagem de um print da tela do vídeo no Youtube. Na imagem aparece a desembargadora Dalila Andrade, presidente do Regional

O vídeo com o balanço das realizações do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) no biênio 2019/2021 foi apresentado nesta segunda (25/10) durante a 15ª sessão do Tribunal Pleno. No mês de novembro, encerra-se a gestão da atual Administração, composta pelos desembargadores Dalila Andrade, Jéferson Muricy, Alcino Felizola e Luíza Lomba, que ocupam, respectivamente, os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor regional e vice-corregedora do Tribunal.

Durante a sessão, a presidente Dalila Andrade destacou: “Nosso maior e principal cliente é a população, é para eles que o Tribunal presta serviços e para eles que devemos a nossa própria existência”. A magistrada pontuou que se orgulha do TRT5-BA ter garantido que a produtividade não caísse e, ao contrário, tenha aumentado neste período de quase dois anos marcado pela pandemia da covid-19.

A presidente ainda comentou que a sensação é de dever cumprido. “Nós fizemos, fizemos muito efetivamente, mas tem muito ainda a ser feito. Eu posso dizer que o Tribunal da 5ª Região pode continuar contando comigo, porque esta é uma instituição que eu amo”, finalizou. Os demais membros da administração também fizeram um balanço da gestão e desejaram sucesso à nova gestão.

Desembargadores do TRT5-BA, a representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5º Região (Amatra 5), juíza Manuela Hermes, e o chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, procurador Luís Carneiro, fizeram uso da palavra para parabenizar a atual gestão, principalmente pela firme condução do Regional durante a pandemia.

Fotomontagem, em primeiro plano foto dos quatro desembargadores da atual Administração, em seguida cartaz com orientações de segurança sobre a covid-19 afixada em um fórum. Na parte inferior, imagem de uma audiência seguindo os protocolos de segurança e por último imagem do Empresarial 2 de Julho, que será a nova sede do TRT. Ao centro, a mensagem Gestão do TRT5 2019/2021. Confira as principais realizações.

Destaques do vídeo de gestão

No vídeo é mostrado como o TRT5-BA venceu as dificuldades impostas pela pandemia e se reformulou para que as atividades continuassem a equilibrar a relação entre patrões e empregados. A primeira iniciativa foi a regulamentação das audiências telepresenciais e das sessões telepresenciais e virtuais.

Uma das principais realizações da atual Administração foi o investimento em softwares e sistemas de inteligência. Outro ponto foi o pioneirismo em iniciativas conciliatórias, que tem sido um grande aliado para resolver os conflitos entre as partes.

O vídeo também apresentou a superação dos desafios do trabalho remoto e do retorno gradual das atividades presenciais. Entre as principais ações do Regional durante o biênio destacadas na apresentação estão a implementação do Projeto Digitaliza, do Projeto Comunicação Expressa, do Juízo 100% Digital e do Balcão virtual.

Moção de congratulação

Durante a sessão, o Pleno do TRT5-BA aprovou, por unanimidade, uma moção de congratulação ao chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, procurador Luís Carneiro Filho. Com o apoio de 46 procuradores do Trabalho em atuação no estado, ele foi reconduzido para um terceiro mandato à frente do órgão.

Correição

Durante a sessão, a presidente Dalila Andrade também apresentou para os demais desembargadores presentes um resumo das providências que estão sendo tomadas em relação às recomendações propostas pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, após a correição ordinária realizada em setembro no Regional baiano.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 26/10/2021