Vídeos do Seminário Ítalo-Brasileiro realizado no TRT5 já estão na internet

Já estão disponíveis no canal do TRT5 no YouTube os vídeos com a íntegra do Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) na segunda e na terça (27 e 28/5) no auditório do Pleno do TRT5. O evento teve como objetivo promover um estudo comparado entre os direitos trabalhistas brasileiro e italiano, com exposições dos professores da Universitá Sapieza di Roma (Itália), além de ministros, juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho brasileira.

Na abertura, que aconteceu na tarde de segunda (27), a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que o Direito do Trabalho brasileiro foi inspirado no italiano, o que torna relevante a troca de experiências. A magistrada ressaltou ainda que “o intercâmbio de ideias é essencial para guiar nossas ações e para refletir sobre os pontos que mereçam esforços mais concentrados”.

Na mesma oportunidade, a diretora da Escola Judicial do TRT5-BA (Ejud5), desembargadora Margareth Costa, afirmou que “A miséria da humanidade é a mesma em todo o mundo” e que, infelizmente, muitas vezes a economia se sobrepõe à própria vida e à dignidade. Já a gestora do Programa Trabalho Seguro no Regional baiano, desembargadora Graça Boness, ressaltou a atualidade do tema e lembrou dos acidentes envolvendo rompimentos de barragens em mineradoras de Minas Gerais.

A mesa de abertura também foi composta pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão; pelo procurador-chefe do MPT-BA, Luís Caneiro Filho; pelo coordenador acadêmico da Ejud5, juiz Danilo Gaspar; pelo professor italiano, Stefano Bellomo; pela presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra5), Cecília Magalhães; e pelo cônsul honorário da Itália, Andrea Garziera.

Secom TRT5 (Fabrício Ferrarez e Franklin Carvalho) – 29/5/2019