Visita do prefeito de Salvador ao TRT5 fortalece relações institucionais e colaboração

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargadora Dalila Andrade, recebeu na manhã desta terça (9/2), no Gabinete da Presidência, a visita do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que veio tratar das relações institucionais entre o Município e o TRT5. Da parte do Tribunal estavam presentes também o corregedor regional, desembargador Alcino Felizola, e os juízes Firmo Leal Neto, auxiliar da Presidência; e Karine Andrade Britto Oliveira, auxiliar do Juízo de Conciliação do 2º Grau. Da comitiva do prefeito participaram os procuradores do Município Luciana Rodrigues Vieira Lopes (procuradora-geral) e Tércio Roberto Peixoto Souza.

Após o encontro, a desembargadora Dalila Andrade declarou: “Nós tivemos a oportunidade de conversar as questões relacionadas às gestões tanto do Município de Salvador quanto do próprio Tribunal, mostrar como estamos funcionando, nossas dificuldades, e o prefeito trouxe algumas dificuldades do Município, especialmente relacionadas com a questão do transporte público. Esperamos poder contribuir para soluções mais adequadas para atender a população. A Justiça do Trabalho baiana se coloca à disposição das partes, com a intervenção também do Ministério Público do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos, das empresas, que são as concessionárias, e do Município. É o Tribunal prestando serviço à população dessa forma, encontrar soluções negociadas para problemas que são comuns a todos nós”.

Ainda segundo a presidente, “o diálogo com todas as instituições será muito importante e eu acho relevante que o prefeito tenha essa visão, esse cuidado com o cidadão para resolver as questões, principalmente as questões relacionadas ao Transporte coletivo. Hoje Salvador encontra dificuldades imensas. Melhoramos muito, mas eu tenho certeza de que tem muito para avançar”.

Já o prefeito Bruno Reis explicou que, desde que assumiu a prefeitura, tem feito uma agenda de visitas a presidentes de instituições para se apresentar e, no caso da presidente Dalila Andrade, já tinha havido uma conversa preliminar. “Nós viemos para colocar a intenções do Município de firmar parcerias com a Justiça do Trabalho, sempre com o intuito de assegurar os direitos e as garantias dos trabalhadores. Temos diversas áreas de interferência em comum. Juntos agora, a Justiça do Trabalho e o Município se dispõem a melhorar a vida das pessoas, que é o propósito maior do nosso trabalho. Fiquei encantado com a receptividade da presidente do TRT5 e de toda a sua equipe. Nós tínhamos um passivo de gestões anteriores que ao longo desses oito anos fomos praticamente zerando, sempre mantendo essa excelente relação com o Tribunal do Trabalho, como eu disse, para preservar e manter o direito dos trabalhadores”, disse.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com foto de Renata Carvalho) – 9/2/2021