Sede Administrativa do TRT-5 ganha ponto de coleta para descarte de resíduo eletrônico

Fotografia da caixa coletora instalada no térreo da Sede Administrativa

A Sede Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), em Nazaré, conta agora com um ponto de coleta de resíduo eletrônico, onde poderão ser descartados produtos que não têm mais utilidade, como baterias, celulares, notebooks, carregadores, peças de computadores, entre outros aparelhos eletroeletrônicos. O descarte do equipamento em desuso pode ser feito por qualquer pessoa de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no ponto de coleta instalado no térreo da Sede Administrativa (Rua do Cabral, 161, Ed. Presidente Médici - Nazaré).

De acordo com a juíza Marília Sacramento, auxiliar da Presidência e presidente  da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, o TRT-5, firmou uma parceria com a empresa Sucatex Sucata Eletrônica, especializada em logística reversa e gestão de resíduos, para a instalação da caixa coletora e gestão do processo. “Trata-se de uma ação importante por promover a destinação correta do lixo eletrônico, além de representar um trabalho ambiental que se alinha ao eixo da sustentabilidade”, afirmou a magistrada.

A consultora e engenheira ambiental da Sucatex, Carla Catarina, acrescenta que o trabalho faz parte de uma campanha que, apesar de estar na fase inicial, já possui pontos de coleta em vários estabelecimentos de Salvador e Região Metropolitana. “Os resíduos eletrônicos coletados passam por uma triagem para a separação dos componentes e, após isso, a Sucatex se encarrega de encaminhar o material a empresas que fazem a reciclagem ou o reaproveitamento desses materiais”, explica a engenheira, garantindo o descarte correto de tudo que é coletado.

Fotografia da estante de livros posicionada no térreo da Sede Administrativa

Troca de livros

Além do ponto de coleta de resíduo eletrônico, outra campanha encabeçada pelo Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do Tribunal acaba de ser ampliada. Os dois prédios do TRT-5 em Nazaré (Sede Administrativa e Fórum Ministro Coqueijo Costa) ganharam estantes para a troca de livros literários do projeto “Acessibilidade Literária”, uma campanha de incentivo à leitura que já funciona desde março do Fórum do Comércio.

As estantes foram colocadas no térreo do Fórum Ministro Coqueijo Costa e da Sede Administrativa, locais de grande circulação dos usuários do TRT-5, e contam com obras literárias em diversos títulos. A ideia é que as pessoas possam deixar livros de literatura em bom estado e retirar outros para leitura, assim como já ocorre no Comércio, onde estantes estão localizadas nas antessalas das audiências, do 1º ao 10º andar do fórum. “A ideia é justamente facilitar o acesso. Qualquer pessoa que se interessar pode simplesmente pegar o livro e levar para ler”, destacou a juíza Marília Sacramento.

Secom TRT-5 (Lázaro Britto)  - 14/7/2023