Mais 239 acordos foram registrados no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) no segundo dia da 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação. Somados aos 206 celebrados no primeiro dia, dão ao TRT5-BA um total de 445 acordos homologados nos dois primeiros dias de mutirão. Os valores arrecadados já chegam a R$ 11.337.591,87, segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal (veja a tabela). Além disso, foram realizadas 523 audiências, número que já ultrapassou a estimativa inicial de 500 audiências, e 1.217 pessoas foram atendidas nos dois primeiros dias da semana.
Em todo o país, de acordo com o Placar da Conciliação disponibilizado no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - órgão que o evento - já foram realizadas 57,3 mil audiências e arrecadados R$ 255,9 milhões em conciliações em todo o Poder Judiciário. Participam da Semana da Conciliação, além da esfera Trabalhista, as Justiça Estadual e Federal. A ideia, conforme o slogan escolhido este ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é colocar a conciliação como ''o caminho mais curto para resolver seus problemas''.
MOVIMENTO PERMANENTE - Na Justiça do Trabalho da Bahia, a conciliação é um movimento permanente e, como tal, terá continuidade após a 11ª Semana Nacional da Conciliação. Quem possui ação trabalhista em uma das varas do TRT baiano e deseja fazer acordo, clique neste link e saiba como proceder. Advogados que usam o TRT5-Mobile também podem propor acordos por meio do módulo de conciliação existente no aplicativo, onde é possível a construção de minutas de acordo e até mesmo negociação direta com a parte contrária através de uma sala de bate-papo ao vivo pelo celular (saiba mais).
Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 23/11/2016