A partir da próxima segunda-feira (14), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) dá início a mais duas semanas voltadas à conciliação de processos trabalhistas: uma regional e outra integrando um movimento nacional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De 14 a 18 de novembro acontecerá a I Semana Regional de Conciliação do TRT5-BA, oportunidade em que serão realizadas aproximadamente 30 audiências globais, incluindo processos dos setores público e privado. A maioria das audiências se destina a solucionar processos que têm relação com municípios (precatórios) e vão acontecer nas Salas de Sessões das Turmas.
Já de 21 a 25 de novembro, dando continuidade ao movimento conciliatório, o TRT5-BA participa da Semana Nacional da Conciliação, mutirão promovido pelo CNJ em todos os ramos do Poder Judiciário. No Regional baiano, cerca de 300 processos foram selecionados para o movimento. Diferentemente do evento anterior, as audiências serão individuais e acontecerão na sala de audiências do Juízo de Conciliação de 2a Instância.
Além das audiências acima mencionadas, outras 522 serão realizadas nas Varas do Trabalho da capital e interior do estado durante as duas semanas.
O TRT da Bahia encerrará o ano de 2016 com quatro movimentos voltados exclusivamente para a conciliação. Em junho (de 13 a 17 de junho), o TRT5-BA participou da II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, e em setembro (de 19 a 23 de setembro), da Semana Nacional de Execução Trabalhista, ambas promovidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). No primeiro evento foram realizados 2.065 acordos e movimentados mais de R$ 47 milhões. Já no segundo, ocasião em que foram atendidas mais de duas mil pessoas, o TRT5-BA arrecadou quase R$ 30,2 milhões, dentre valores transacionados em 355 acordos e nos quatro leilões realizados.
Secom TRT5 - 10/11/2016