Fórum do Comércio, em Salvador, durante a última participação do TRT5-BA na Campanha Outubro Rosa, em 2015
A partir desta segunda-feira (3/10) e durante todo o mês de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) se engaja na campanha Outubro Rosa, uma ação mundial criada para alertar a população sobre os riscos do câncer de mama. Para marcar à adesão do TRT ao movimento, os três prédios da capital - Fóruns Ministro Carlos Coqueijo Costa e Edifício Presidente Médici, em Nazaré, e Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, serão iluminados na cor rosa em apoio à campanha .
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, depois que a Fundação Susan G. Komen For The Cure, distribuiu vários laços na cor rosa aos participantes da primeira Corrida Pela Cura (Race For The Cure) em 1990. A ação ganhou tanta notoriedade, que locais públicos em todas as partes do mundo são iluminados na cor rosada para chamar a atenção de todos para a conscientização e prevenção por meio do diagnóstico precoce.
BRASIL - A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando se comemorou os 70 Anos do Encerramento da Revolução Constitucionalista. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos.
FIQUE ALERTA - O câncer de mama também pode atingir o sexo masculino. Os principais fatores de risco para os homens são o aumento de peso, dieta rica em gorduras, a ingestão de bebida alcoólica em excesso, o uso de hormônios e de anabolizantes.
Secom TRT5 - 3/10/2016