Café com Cejusc: evento reflete sobre o fortalecimento da cultura de paz na Justiça do Trabalho

A juíza Roberta Carvalho e a corregedora adjunta do Tribunal, no exercício da Presidência, desembargadora Suzana Inácio; a desembargadora conciliadora do Cejusc  de 2ª Grau, Eloína Machado; a juíza coordenadora do Cejusc de 1ª grau, Mônica Sapucaia; e a vice-coordenadora de cursos da Ejud-5, juíza Adriana Manta.

A primeira edição do Café com Cejusc recebeu advogadas e advogados, na última sexta-feira (15/3) no Fórum do Comércio, e discutiu a relevância do diálogo entre o Poder Judiciário e a advocacia para fortalecer a cultura de paz na justiça do trabalho. O evento também abordou o papel dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no TRT da Bahia (TRT-5) e a implementação da Política Pública Nacional de Promoção à Conciliação. Realizado pela Escola Judicial (Ejud-5) em parceria com os Cejusc´s de 2⁰ Grau e de 1ª Grau do TRT-5,  o encontro, cujo tema foi "Menos conflitos e mais diálogos", contou com a palestra da juíza auxiliar da Vice-Presidência do TST, Roberta Carvalho.

A corregedora adjunta do Tribunal, no exercício da Presidência, desembargadora Suzana Inácio e a desembargadora conciliadora do Cejusc  de 2ª Grau, Eloína Machado.

Compuseram a mesa do evento a corregedora adjunta do Tribunal, no exercício da Presidência, desembargadora Suzana Inácio; a desembargadora conciliadora do Cejusc de 2ª Grau, Eloína Machado; a juíza coordenadora do Cejusc de 1ª grau, Mônica Sapucaia; e a vice-coordenadora de cursos da Ejud-5, juíza Adriana Manta.

A desembargadora Suzana Inácio destacou que a realização do Café com Cejusc marca um momento histórico: "Estamos aqui hoje para conscientizar os advogados e a sociedade em geral de que a conciliação é a melhor forma de pacificar o processo, tornando-o menos oneroso tanto para o trabalhador quanto para a empresa".

A juíza Mônica Sapucaia, coordenadora do Cejusc 1⁰ Grau, ressaltou: “Duas são as palavras de hoje. Construção e gratidão. Construção da história do Café com os Cejusc´s no âmbito do TRT 5, história que será repartida em muitos capítulos, todos escritos por meio da escuta ativa, do diálogo, da validação de sentimentos, do respeito. Gratidão à Ejud5 por acolher e promover esse encontro, gratidão aos presentes, especialmente, às advogadas e aos advogados visto que temos a oportunidade de apresentar um convite transformador de paradigmas, um convite para implementar a justiça multi-portas.”

A magistrada finalizou a sua fala retribuindo a gratidão em desejos de vida expressados por meio da canção “Te Desejo Vida", de Flávia Wenceslau, cantada no evento pela servidora Patrícia Brandão, espelhando tom de leveza, sensibilidade e harmonia.

Por sua vez, a vice-presidente da OAB-BA,  Christianne Gurgel, reiterou o compromisso da advocacia com a conciliação. “Juntos podemos construir uma cultura de diálogo e resolução de conflitos, trabalhando  para promover a justiça e a harmonia em nossa comunidade”, finalizou a advogada.

A desembargadora Eloína Machado encerrou o evento, salientando a importância do diálogo e da escuta para a construção de soluções mais efetivas dos conflitos,  privilegiando a vontade e a autonomia das partes. “Uma verdadeira evolução da consciência jurídica,  da litigiosidade  para a consensualidade,  em prol da pacificação social, finalidade precípua da Justiça. Que venham os novos tempos de paz”, comentou a magistrada.

a juíza coordenadora do Cejusc de 1ª grau, Mônica Sapucaia.

Palestra

A juíza Roberta Carvalho destacou que o propósito de sua palestra é discutir a mudança da cultura do embate. A juíza ressaltou que, embora o conflito seja inerente ao ser humano, a forma como lidamos com ele é crucial para a transformação de uma cultura litigiosa em uma cultura de pacificação social. "Em uma democracia ainda recente como a brasileira, essa transformação é especialmente relevante para a construção de relações mais harmoniosas e justas", afirmou.

Durante a apresentação, a magistrada indicou as etapas para alcançar menos conflitos e mais diálogos: unir esforços, compartilhar conhecimentos, promover a inovação e democratizar o poder e a informação.

Roberta Carvalho é juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Atualmente, exerce a função de Juíza Auxiliar da Vice-Presidência do TST e do CSJT. Secretária Geral da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação – CONAPROC. Foi Gestora Regional do Programa de Trabalho infantil no biênio 2020-2022. Mestranda em Sistemas de Resolução de Conflitos na Universidade Lomas de Zamora na Argentina. Possui Formação internacional em Constelação Estrutural Jurídica e Comunicação não-violenta pelo Instituto Onukisan. Instrutora da ENAMAT e de diversas Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho.

A juíza Roberta Carvalho durante palestra.

Presenças

Participaram também do encontro o desembargador do TRT-5 Marcos Gurgel; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5), juiz Leonardo Landulfo; as magistradas Gabriela  de Carvalho Meire Pinto , Clarissa Nilo de Magaldi Sabino, e o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Rodrigo Olivieri, além de magistrados, servidores e advogados.

 

Público do evento

 

Secom TRT-5 (Renata Carvalho) - 19/3/2024