Centros de Conciliação do TRT-5 dedicam dia ao atendimento às mulheres

O presidente do Regional posa para foto com a juíza coordenadora do Cejusc-1 e com as conciliadoras do centro de conciliação. Elas seguram um banner com desenhos de mulheres e no banner está escrito Elas em Pauta e a data do evento 8/3

Os Centros de Conciliação do TRT-5, de 1º e de 2º Graus (Cejusc-1 e Cejusc-2) realizaram na última sexta o evento “Elas em Pauta”, com audiências de conciliação/mediação em processos em que ao menos uma das partes são mulheres, atestando o comprometimento do TRT 5 com as políticas afirmativas de gênero e a promoção da igualdade. 

No Cejusc-1 foram designadas 48 audiências para a data, com mediação conduzidas por conciliadoras, sob a supervisão da juíza coordenadora Mônica Sapucaia. Ao final foram celebradas 21 conciliações, resultando na apuração do valor final de R$ 5.630.885,06. 

Desembargadoras Eloína Machado e Suzana Inácio observam, junto da juíza Mônica Sapucaia, a mesa de audiência de conciliação. À mesa estão advogados e as partes.

Uma das conciliações que merece destaque, conduzida pela juíza, aconteceu num processo ajuizado em 2012, e recompôs os direitos de uma trabalhadora de 76 anos de idade, numa relação de emprego formalizada de 2002 a 2011. A importância da conciliação foi destacada pela coordenadora do Cejusc-2 e pela corregedora adjunta, respectivamente, as desembargadoras Eloina Machado e Suzana Gomes, que estiveram presentes à audiência.

Cejusc-2


No Cejusc-2, houve seis audiências na sexta (8/3) e outras 17 distribuídas ao longo da semana.  As audiências foram conduzidas pelas conciliadoras da unidade, sob a supervisão da juíza Gabriela Meira, resultando em oito acordos, no  valor total de R$ 930.046,96.


TST


“Elas em Pauta” trata-se de uma campanha idealizada pelo TRT-6 (PE), no ano de 2023, que foi abraçada pela Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, assim, foi sugerida a realização de tal evento no âmbito de todos os Tribunais Regionais do Trabalho.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho, com informações do Cejusc-1) – 12/3/2023