Desembargador Jéferson Muricy recebe Comenda do TRT de Alagoas


Desembargador Jéferson Muricy exibe diploma da Comenda do TRT-19 durante a cerimônia de outorga. Ele tem ao lado dois magistrados do TRT de Alagoas

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5/BA) Jéferson Muricy foi agraciado nesta quinta (29/6), no TRT-19/AL, com a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, no Grau Grã Cruz. A honraria do Tribunal alagoano é concedida a juristas e personalidades que se destacaram no exercício de suas profissões, bem como a servidores públicos por méritos funcionais. A cerimônia de outorga ocorreu no Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT-19.

A Comenda contempla três categorias: Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. A outorga é feita a cada dois anos.

No Grau Grã Cruz, os homenageados são Daniel Quintela Brandão (advogado), Felipe Sarmento Cordeiro (conselheiro federal da OAB), Gerson de Oliveira Costa Filho (desembargador vice-presidente do TRT da 16ª Região), Jéferson Alves da Silva Muricy (desembargador do TRT da 5ª Região), Liana Chaib (ministra do Tribunal Superior do Trabalho), Maria Helena Mallmann (ministra do Tribunal Superior do Trabalho), Paulo Jacinto do Nascimento (advogado), Paulo Suruagy do Amaral Dantas (governador de Alagoas), Remi Vasconcelos Calheiros (deputado estadual), Tânia Regina Silva Reckziegel (desembargadora do TRT da 4ª Região) e Vagner Paes Cavalcanti Filho (presidente da OAB/AL).

Os agraciados no Grau Mérito Ouro são os advogados Carlos Garcia Hidalgo Neto (presidente da Associação da Advocacia Trabalhista de Alagoas –AATAL), Kelly Karynne Costa Amorim, Carlos Henrique Menezes Messias, Paulo Fernando de Miranda e Rodrigo Trindade Mello Rangel; os juízes do Trabalho Nilton Beltrão de Albuquerque Júnior (TRT-19) e Luciana Dória Medeiros Chaves (TRT-20), além do procurador do município de Maceió e presidente da Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas, Victor Oliveira Silva.
Já no Grau Mérito Prata, os agraciados são os servidores do TRT-19, Anamaria Soares Marinho, André Luiz Ferreira Santos, Caroline de Fátima Soares Albuquerque Padilha, Felipe Ramalho de Moraes, Flávia Azevedo Gazzanéo, Jorge Luiz Pedrosa Mendes, Maximiliano Medeiros de Lemos, Nilson Sarmento Peixoto, Rodrigo Dantas Feitosa e Sílvio José de Oliveira Tenório Prado.

Comenda 

A Comenda foi criada no dia 2 de junho de 1993, ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, autoridade escolhida pelo TRT/AL para dar nome ao evento por conta de sua trajetória profissional e dos seus relevantes serviços prestados à magistratura. 

O ministro nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1868, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.

Fonte: TRT-19/AL, com edição da Secom TRT-5 — 30/6/2023