Escriba: ferramenta que possibilita transcrição por voz já pode ser usada em audiências no TRT-5

O Escriba é uma ferramenta que possibilita a integração do Aud4 com o Google Docs, permitindo o uso da digitação por voz. O texto digitalizado por voz é importado para a ata de audiência no Aud4, facilitando a execução do trabalho e aumentando a eficiência. Esse recurso pode ser utilizado pelo juiz do Trabalho e acompanhado pelo secretário de audiência, que realizará alterações quando necessário. A ferramenta já está implementada no âmbito do TRT-5.

A proposta deste recurso é proporcionar um registro conciso, mas abrangente, a partir do resumo das falas do depoente, mediado pelo magistrado. O Escriba incorpora a tecnologia de transcrição de áudio para texto, conhecida como speech to text. Isto é, com a transcrição automática do que for ditado pelo magistrado. Isso agiliza o registro da audiência, otimizando o tempo e reduzindo a carga de trabalho de juízes e servidores, além de ser uma simplificação com a integração dos recursos existentes.


Como funciona

O Escriba está integrado ao Aud4, utilizado na Justiça do Trabalho para o registro de audiências. Na parte superior do Aud4, encontram-se dois novos botões: um microfone e um botão com uma seta para baixo. O primeiro permite indicar o link do documento google que será utilizado para a transcrição, enquanto o segundo importa o texto do documento e o insere diretamente na ata.

A ferramenta foi desenvolvida pelo  Laboratório de Inovação do TRT-4 (Rio Grande do Sul). O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) disponibilizou um manual (link externo) ensinando a utilizar o recurso.


Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) - 13/3/2024