TRT-5 recebe catadores de materiais recicláveis antecipando celebração do dia mundial da categoria

Uma sala com uma roda de conversa. A juíza está em pé falando ao microfone.

Conversar sobre as demandas dos homens e mulheres que atuam como catadores de materiais recicláveis na Bahia, buscando soluções e estabelecendo parcerias. Assim foi antecipadamente celebrado o Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis (1º/3), com uma reunião entre representantes da categoria e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) na manhã da última quinta-feira (29/2) na sede do TRT-5.

O encontro surgiu a partir de um convite da juíza do Trabalho, Adriana Manta, gestora regional suplente do Programa de Trabalho Seguro, com o objetivo de conhecer e dialogar com representantes deste segmento no Estado. Segundo Joilson Santana, coordenador executivo da ONG Cama e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, dados da ONU indicam que existem cerca de 15 milhões de catadores no mundo, sendo mais de 1 milhão atuando no Brasil. Na Bahia, estima-se que mais de 31 mil catadores trabalhem nessa atividade que é fundamental para a preservação do meio ambiente.

Representantes da categoria e do TRT-05 posam para foto

Estiveram presentes à reunião as seguintes cooperativas e associações: Catabahia, Canore, Coleta Cidadã, ONG Cama, Camapet, Cooperes, Caelf, Badame, Coocreja, Crun, Bariri, Rede Recicla Bahia/Recicla Brasil, Bahiacooperbrava, Camaricicla, Rede Icatres, 100Agressão, Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, Complexo de Cooperativa da Bahia, Movimento Nacional dos Catadores, Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia, e Coopeguari. Por parte da Justiça do Trabalho, também participaram os servidores Sandro Micucci, chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão; Nilma Nogueira e Genilson, diretora e servidor da Coordenadoria de Atendimento ao Público, respectivamente, e contou com o espaço e o apoio logístico da Ejud5.


Histórico

A escolha do dia 1º de março como Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis é uma homenagem em memória das vítimas do massacre de Ottawa, ocorrido na Universidade Livre de Ottawa em 1992. Neste dia, 11 catadores foram assassinados no exercício de suas atividades, com o objetivo de tráfico de órgãos.

No carnaval deste ano, representantes do TRT-5 participaram de visitas às centrais (link interno) de coleta de materiais recicláveis  onde puderam acompanhar o trabalho desenvolvido de perto e visitar o projeto EcoFolia Solidária.

Secom TRT-5 - 1º/3/2024