Estudantes visitam TRT5 para avaliar opção pelo Direito

O juiz Paulo Temporal falou aos estudantes no Fórum do Comércio

 

Dezoito alunos do terceiro ano do Colégio Antônio Vieira que desejam fazer vestibular para o curso de Direito conheceram na tarde desta quinta-feira, 21, as instalações do Fórum Juiz Antonio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, onde puderam observar diversos detalhes da movimentação processual na Justiça do Trabalho, além da rotina judicante da instituição.

 

A visita foi aberta com uma palestra do juiz Paulo César Temporal Soares, titular da 16ª Vara do Trabalho de Salvador e administrador do Fórum, que explicou quais as demandas que chegam até o Judiciário Trabalhista, a função do juiz e as responsabilidades decorrentes.

 

Num clima informal, o magistrado respondeu às perguntas dos estudantes e abriu espaço para as apresentações dos diretores da Coordenação Judiciária de 1ª Instância, da Distribuição de Salvador, do Serviço de Distribuição de Mandados e do Protocolo, respectivamente Carlos Matias da Silva, Carlos Eduardo de Almeida, Jaqueline Rocha Silva e Ana Cláudia Lopes. Os vistantes conheceram algumas dessas unidades e observaram também uma audiência realizada pelo juiz Rodolfo Pamplona na 1ª Vara de Salvador. Naquela mesma VT, foram recebidos na secretaria pela juíza auxiliar Cláudia Doval.

 

Segundo o coordenador pedagógico do Vieira, Anderson Rafael, que acompanhou os estudantes na visita, o colégio realizou uma pesquisa vocacional para descobrir a inclinação dos formandos de segundo grau e descobriu que, num universo de 260 alunos, 72 desejavam cursar Direito na faculdade. Para melhor orientá-los, a escola programou uma visita ao fórum, da mesma forma como levou os vocacionados da área de saúde para conhecerem o funcionamento do Hospital Santo Amaro.

 

Enquanto estavam no TRT5, os estudantes do Vieira relataram que a inclinação para o Direito veio do convívio com parentes que trabalham na carreira jurídica, principalmente advogados e procuradores. A visita de ontem foi organizada pela Escola Judicial do TRT5 e está acessível a outras instituições de ensino, bastando, para isso, solicitar com antecedência. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 71-3319-7158.

 

Ascom/TRT5 -22.08.2008