Ministro do STF e presidente do TRT-AL visitam TRT da Bahia

foto: Ascom TRT5

 

Na tarde desta sexta-feira (27), o TRT da Bahia recebeu a visita do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres de Britto, e da presidente do TRT de Alagoas, desembargadora Vanda Lustosa, que veio acompanhada do auxiliar da Presidência daquele Regional, juiz Flávio Luiz da Costa. Na ocasião, as personalidades jurídicas foram recebidas pela presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Jacira Chaves, e pelos demais integrantes da mesa diretora, os desembargadores Maria das Graças Laranjeira (vice-presidente), Valtércio Oliveira (corregedor-regional) e Luiz Tadeu Leite Vieira (vice-corregedor), além dos desembargadores Renato Simões e Marcos Oliveira Gurgel e do auxiliar da Presidência, juiz Rubem Dias do Nascimento Júnior.

 

Segundo o ministro Ayres Britto, que deve assumir a presidência do STF em abril deste ano, o motivo da visita é estreitar os laços de aproximação entre o Supremo Federal e os demais órgãos do Poder Judiciário, além de refletir sobre o momento atual da magistratura, onde órgãos do Poder Judiciário questionam competências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforçando a necessidade de consolidar cada vez mais uma imagem positiva do Judiciário perante a sociedade. ''Todos no Supremo temos a consciência de que é preciso discutir a questão das competências do CNJ e, por consequência, definir os novos rumos do Poder Judiciário'', afirmou o ministro.

 

foto: Ascom TRT5

 

O encontro aconteceu na sede do Regional, em Nazaré, e contou também com as presenças do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Wellington César Lima e Silva, e do promotor de justiça Geder Luiz Rocha Gomes, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do MP-BA. Além deles, acompanharam a visita a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Ana Cláudia Scavuzzi, e os juízes Andrea Presas (16ª VT de Salvador), Gilmar Carneiro (13ª VT de Salvador), Renata Gaudenzi (1ª VT de Candeias) e Luiz Augusto Sampaio (4ª VT de Feira de Santana).

 

O ministro Ayres Britto veio à Bahia também para receber o 'Prêmio J.J Calmon de Passos', em solenidade realizada no Ministério Público do Estado da Bahia na tarde desta quinta-feira (26). A condecoração, entregue pelo Ministério Público baiano, constitui uma honraria outorgada a pessoas ou organizações nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e ao Ministério Público em defesa dos direitos humanos.

 

Em relação à visita do TRT de Alagoas, as duas presidentes trataram de assuntos relativos à cooperação entre os dois tribunais.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 27.01.2012