Sede do TRT5-BA tem iluminação especial em campanha de prevenção a hepatites

A sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), no bairro de Nazaré, está com uma iluminação especial na sua fachada, de cor amarela, durante todo mês de julho, como forma de manifestar a adesão da instituição à Campanha Julho Amarelo (instituída pela Organização Mundial de Saúde - OMS, desde 2010), que visa alertar a população sobre a prevenção contra as hepatites B e C.

Os vírus dessas doenças podem ser transmitidos por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue contaminado e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. Os sintomas da hepatite B incluem febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores musculares. A hepatite C geralmente é assintomática, mas algumas pessoas podem apresentar sinais como cor amarelada na pele ou nos olhos, dores abdominais, enjoo e fadiga. Se não tratadas, as hepatites podem evoluir para quadros de cirrose e câncer do fígado.

Para evitar a contaminação alguns cuidados devem ser tomados:

– Fazer o uso do preservativo em todas as relações sexuais;

– Não compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam;

– Cuidar bem da saúde e da higiene;

– Toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames necessários para detectar as hepatites e evitar a transmissão para o filho.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza gratuitamente testes rápidos de diagnóstico, vacinação e tratamento em postos de saúde, mas a imunização só é efetiva quando se toma as três doses.

 

Secom TRT5 - com informações do site: http://bit.ly/1cnO0fx e http://bit.ly/1z5V9hJ – 7/7/2017