Desafios de trabalhadores autônomos é tema do programa Jornada

 

Com a crise na economia, o índice de desemprego no Brasil bateu recorde: 1,3 milhão de vagas foram fechadas em 2016 no mercado formal de trabalho. Sem oferta de emprego fixo, muita gente passou a trabalhar como autônomo. Mas o que diz a lei sobre essa modalidade de serviço? Quais garantias tem um trabalhador autônomo? Esse é o tema da reportagem especial do programa Jornada dessa semana. Vamos mostrar histórias de pessoas que mudaram de vida ao abrirem o próprio negócio.

 

No quadro Saúde e Segurança no Trabalho, o assunto é o câncer de mama, doença responsável pelo afastamento de muitas mulheres do mercado de trabalho. Em Areia, a cerca de 100 km de João Pessoa (PB), recursos de multa em ação trabalhista são usados para construção de um Centro de Equoterapia que atende crianças com deficiência. E no quadro Meu Trabalho é uma Arte vamos até Fortaleza conhecer artesãs que se dedicam à renda de bilro, atividade econômica importante para o povo cearense, que costuma passar de mãe para filha.

 

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras às 07h, quartas-feiras, às 19h30 e quintas-feiras, às 7h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.

 

Clique aqui e veja a íntegra da última edição.

 

Fonte: TST - 8/2/2017