Presidente do TRT5-BA participa de posse de novos gestores do TRT1-RJ

Os novos presidente e vice-presidente do TRT1-RJ

 

 

A presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar participou, na tarde da última sexta-feira (27/1), da posse na nova Administração no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1-RJ) para os próximos dois anos (biênio 2017/2019). Foram empossados, em cerimônia no Plenário Délio Maranhão (Prédio-Sede), os desembargadores Fernando Antonio Zorzenon da Silva, presidente; Rosana Salim Villela Travesedo, vice-presidente; José Nascimento Araújo Netto, corregedor; e Mery Bucker Caminha, vice-corregedora.

 

 

 

O ministro do TST Aloysio Correa da Veiga, a presidente do TRT5-BA, Maria Adna Aguiar, e a ex-presidente  do TRT-RJ Maria das Graças Paranhos

 

 

Na abertura da solenidade, a presidente do TRT1-RJ no biênio 2015/2017, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, despediu-se do cargo, agradecendo o apoio recebido e resumindo os feitos da sua Administração. Entre eles, as reformas das Varas do Trabalho de Araruama e de Angra dos Reis e o incremento do quadro de juízes do Trabalho Substitutos, que hoje está quase completo.

 

Natural de Ribeirão Preto (SP), o desembargador Fernando Antonio Zorzenon falou sobre o início da sua trajetória profissional no Rio de Janeiro, com 22 anos. Formado em Direito, ele começou a trabalhar como bancário até ser surpreendido com um convite para atuar como advogado no próprio banco. A partir de então, foi se desenvolvendo na carreira da advocacia e prestou concurso para a magistratura trabalhista. Foi aprovado e ingressou no TRT1-RJ em julho de 1982 como juiz do Trabalho Substituto. Em 2001, tornou-se desembargador do Trabalho (saiba mais sobre a trajetória no TRT/RJ do presidente e dos demais empossados).

 

Na sequência, o novo presidente destacou alguns projetos da Administração para o biênio 2017/2019. Uma das prioridades é a aquisição de imóveis para a Primeira Região, o que , segundo ele, vai trazer uma economia significativa de gastos com aluguéis. O presidente também falou sobre a importância de estreitar o diálogo com a advocacia, em especial para buscar aprimoramentos no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), uma vez que o sistema é nacional.

 

Uma atuação cada vez mais em parceria é também o que deseja o presidente da seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que discursou na solenidade. Ele lembrou o esforço conjunto para que o Regional não fechasse as portas no ano passado, em razão do severo corte no orçamento da Justiça do Trabalho.

 

A importância do diálogo e da atuação conjunta entre o TRT1-RJ e as demais entidades que movimentam a Justiça do Trabalho também foi reforçada no discurso da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Primeira Região, a juíza Cléa Maria Carvalho do Couto, e do procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, João Batista Berthier Leite Soares.

 

Na solenidade, também foram empossados os desembargadores Jorge Fernando Gonçalves da Fonte como presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais; Marcelo Augusto Souto de Oliveira como diretor da Escola Judicial; e Leonardo da Silveira Pacheco como ouvidor.

 

Além do procurador-chefe e do presidente da OAB/RJ, compuseram a mesa diretora do evento o desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; o ministro Aloysio Correa da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho; o ministro Alexandre Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho; e o desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho.

 

Secom TRT5, com informações e foto do TRT1-RJ - 30/1/2017