TRT5-BA participa de evento comemorativo aos dez anos da Enamat

foto: Arquivo pessoal

Representantes do TRT5-BA com a ministra Maria Cristina Peduzzi (no centro da foto), diretora da Enamat para o biênio 2016-2018

 

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) e o diretor da Escola Judicial do TRT5-BA, desembargadores Maria Adna Aguiar e Norberto Frerichs, respectivamente, participam nesta quinta-feira (22/9) do Seminário Comemorativo dos 10 Anos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que acontece na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O evento reúne ministros de Tribunais Superiores e autoridades convidadas.

 

Na cerimônia de abertura, dirigida pela diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Peduzzi, foram destacados os principais temas do seminário, como os modelos de formação das Escolas Nacionais; a evolução da formação profissional de magistrados no Brasil e a pesquisa na formação profissional. Em seguida, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, proferiu palestra sobre o tema ''O Magistrado do Século XXI''.

 

Na programação está previsto o lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo dos 10 anos da Enamat, que faz referência tanto à conclusão da primeira década da escola quanto ao seu padrão de excelência. A palestra de encerramento será proferida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho. Haverá ainda, a entrega de troféus aos ministros do TST que foram diretores da Enamat e aos servidores que prestam serviços na Escola Nacional desde o seu início.

 

ENAMAT - Criada pela Emenda Constitucional nº 45/2004 e instalada em 18 de setembro de 2006 para funcionar junto ao TST, a escola tem como objetivo promover a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados do trabalho, que necessitam de qualificação profissional específica e atualização contínua, dada a relevância da função estatal que exercem.

 

A Enamat foi a primeira escola institucional a se dedicar à formação profissional de magistrados em nível nacional, acompanhando os juízes do Trabalho em seu ingresso na profissão e ao longo de toda a vida profissional. Desde 2006, os juízes da Justiça do Trabalho participam das atividades de formação promovidas pela Escola Nacional. A Enamat coordena ainda o Sistema Integrado de Formação dos Magistrados do Trabalho (SIFMT), constituído por essas 24 Escolas e organizado em uma rede de ensino sintonizada e eficiente.

 

Secom TRT5-BA - 22/9/2016 (Com informações da Enamat)