Ciclo de cursos de brigadistas é concluído; breve terá nova etapa

4ª Turma conclui curso na BR 324, em Simões Filho

 

O ciclo dos cursos para formação de brigadistas de combate a incêndio realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), que começou no dia 25 de julho, foi concluído nesta quarta-feira (14/9), com a formação da 4ª Turma. No total, foram quase 120 servidores preparados para ação em situações de emergência.

 

Sob as orientações do instrutor Fábio Carvalho Borges, da empresa Cetro RM Serviços Ltda., os participantes tiveram preparação para o combate ao princípio de incêndio, abandono da edificação e prestação de primeiros socorros. Assim como nas outras turmas, os servidores tiveram os dois primeiros dias de aulas teóricas (12 e 13/9) nas instalações do Tribunal - nesse caso, no Fórum do Comércio - e ontem, a aula prática foi na BR 324, em Simões Filho.

 

 

De acordo com a servidora Cristiane Vilas Boas, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), unidade responsável pela realização do curso, as avaliações dos participantes foram positivas. "Percebemos bons resultados dos servidores que participaram dos cursos. O interessante é que as experiências adquiridas permitem que as pessoas ajam em qualquer lugar, numa situação de incêndio", disse ela.

 


Segundo a diretora da Secretaria de Administração, Nilma Nogueira, em breve será realizada uma nova etapa de treinamentos. ''Todos os trâmites estão encaminhados para realização de um novo ciclo de cursos, até completar a quantidade de brigadistas necessário para o Tribunal'', informou.

 


RETROSPECTIVA:

 

1ª TURMA- As aulas tiveram início no dia 25 de julho, no Fórum de Nazaré, onde foram exibidos vídeos e o instrutor narrou casos reais envolvendo acidentes e resgates, e explicou que existem normas a serem seguidas, para que o socorrista não se torne ele mesmo uma vítima em potencial. 'Não devemos nos deixar levar pela afobação, pelos apelos de quem está de fora da situação, gritando, mas estar atentos aos procedimentos técnicos', orientou.

 


 

Nas aulas expostas, em conformidade com a ABNT NBR 14.276/2006, também foram simuladas imobilizações e outras formas de atendimento emergencial, para preservação de vidas.

 

 

2ª TURMA- As aulas teóricas foram realizadas no Fórum do Comércio, nos dias 15 e 18 de agosto, e na parte prática, no dia 17 de agosto, os servidores lidaram com fogo, fumaça e conheceram métodos de proteção individual e coletiva.

 

Fotos de Giovana Medeiros (Diretoria-Geral) e Cristiane Vilas-Boas (CDP)

 

3ª TURMA- As aulas teóricas tiveram realização nos dias 23 e 30 de agosto, no Fórum de Nazaré, e a aula prática no dia 31.

 

Secom TRT5 - 15/9/2016