TRT5 alerta sobre riscos do tabagismo no Dia de Combate ao Fumo

 

Nesta segunda-feira (29/8) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) - comprometido em promover o bem-estar e a saúde de todos que frequentam suas instalações - aproveita a data para mostrar os prejuízos que o fumante acumula em seu corpo enquanto faz uso dos derivados do tabaco (cigarro, charuto, narguillé) e também os benefícios gradativos que desfruta ao abandonar a prática.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e cerca de 50 doenças são provocadas diretamente pelo fumo, como as cardiovasculares (angina, infarto), o câncer, as respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite) e outras complicações como problemas na gravidez, aneurismas arteriais, infecções respiratórias, úlcera do aparelho digestivo e impotência sexual masculina.

 

 

O médico clínico oncologista do TRT5-BA, Thiago Martins, explica que as primeiras complicações que as pessoas apresentam com o uso contínuo do cigarro são tosses, falta de ar e o aumento da pressão arterial. ''Há um tempo relativamente grande para quem fuma desenvolver um câncer, de
10 anos, em média. Isso também depende da quantidade de cigarros fumados no dia'', explicou.

 

Os riscos diminuem progressivamente quando o indivíduo deixa de fumar. ''Nos primeiros dias, a pressão arterial e frequência cardíaca regulam, não há presença de nicotina na circulação sanguínea, e o paladar e o olfato voltam a ficar mais sensíveis. Mas a possibilidade de gerar um câncer de pulmão só desaparece completamente após 10 anos'', esclareceu o profissional.

 

Quanto ao ambiente de trabalho, Martins orienta que, além da divulgação da Lei Antifumo nas repartições das empresas - ação importante para esclarecimento de todos funcionários -, palestras e conversas com as pessoas que queiram realmente deixar de fumar podem ser muito positivas. ''Acredito que um programa com a participação de pneumologistas, oncologistas e psicólogos para orientar essas pessoas e também os seus familiares, companheiros ou companheiras é interessante''.

 

Secom TRT5-BA - (com informações do INCA) 29/8/2016