Fórum do Comércio terá biblioteca com livros do ex-presidente Pinho Pedreira

 

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) terá uma nova biblioteca, que será composta pelo acervo doado pelo desembargador Luiz de Pinho Pedreira da Silva, ex-presidente da Casa, e vai funcionar no 5º andar do Fórum do Comércio. Na manhã desta sexta-feira (15/7), o desembargador Alcino Felizola e a secretária de Administração do TRT5-BA, Nilma Carla Nogueira, estiveram na residência que pertenceu a Pedreira, no centro de Salvador, a fim de tratarem da transferência dos livros.

 

O vasto acervo, composto principalmente de obras clássicas, foi doado pelo magistrado, em vida, para a Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB), que, por meio de um convênio celebrado em 2015, concedeu ao Tribunal a administração do material.


Na visita, o desembargador Felizola conversou com a sobrinha e inventariante de Pinho Pedreira, Marina Pedreira Munne, lembrando o convívio com o ex-presidente do TRT5. No próximo dia 20 de outubro, o Clube Inglês deverá homenagear o centenário de nascimento de seu ilustre associado com o lançamento de uma coletânea de artigos que já está sendo organizada pelos juízes Rodrigues Pinto e Rodolfo Pamplona. O tema central da publicação será os princípios jurídicos.


Ainda durante a visita, a arquiteta Luciana Áquila e a estagiária de arquitetura Luane Coelho, do Núcleo de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, tomaram notas do espaço para planejar o dimensionamento da nova biblioteca, bem como o mobiliário que será necessário. A administração do TRT5 deve fazer a catalogação dos livros, antes de disponibilizá-los a magistrados, servidores, advogados e demais pessoas que militam na Justiça do Trabalho.

 

BIOGRAFIA - Nascido em 20/10/1916 em São Gonçalo dos Campos, no centro norte da Bahia, o jurista Luiz de Pinho Pedreira da Silva foi membro do Ministério Público da União junto à Justiça do Trabalho, sendo promovido a juiz do TRT da 5ª Região em virtude da Lei nº 5.442/68, tendo tomado posse em 1968. Em 1973, foi empossado no cargo de vice-presidente do TRT5. De 1975 a 1977 foi presidente do Tribunal. Posteriormente, em 1981, foi eleito presidente da 2ª Turma, ali permanecendo até 1983.  Aposentou-se em 15 de outubro de 1986 e faleceu em janeiro de 2015.

 

Secom TRT5 - 15/7/2016